Programa de aceleração de negócios criativos segue com inscrições abertas

Picture of Secel-MT

Secel-MT

Coletivo MT Queer foi um dos contemplados na primeira edição do MOVE_MT - Foto por: Pedro Ivo

Programa de aceleração de negócios criativos segue com inscrições abertas

Compartilhe:

A segunda edição do programa de aceleração de negócios criativos, o MOVE_MT 2, segue com inscrições abertas até ao dia 02 de maio. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Instituto Oi Futuro, o programa visa impulsionar o segmento da economia criativa mato-grossense por meio de formação e mentorias, com premiações ao final do processo.

Por meio de edital público, MOVE_MT 2 vai selecionar até 20 iniciativas de negócios criativos, de inovação e de impacto sociocultural para participar do ciclo de aceleração. Com seis meses de duração, a jornada oferece cerca de 1.700 horas de capacitação e mentorias em gestão, inovação, impacto social, criatividade e comunicação.

Totalmente gratuita, a intensa formação é composta por reuniões de diagnóstico, workshops coletivos e atendimentos individualizados em mentorias. As capacitações visam amadurecer os processos de gestão, de forma a fomentar o potencial do negócio e o tornar rentável e sustentável.

Ao final do ciclo, as cinco iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios no valor total de cerca de R$ 350 mil e poderão realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.

Podem se inscrever empreendedores da economia criativa de Mato Grosso, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que atuem nos segmentos do mundo das artes (artesanato, artes cênicas e visuais, audiovisual, música, literatura, fotografia, cultura popular, etc), de criações funcionais (arquitetura, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo) e de negócios digitais.

Uma das iniciativas contempladas na primeira edição do MOVE_MT foi o coletivo MT Queer e, segundo seu idealizador, Elton Martins, o programa mudou a realidade do coletivo, que é o maior grupo LGBTQI+ do Centro-Oeste.

“No início a ideia era saber como potencializar um coletivo LGBTQI+ em Mato Grosso. Mas durante o processo entendemos como transformar nosso coletivo em negócio e hoje o MT Queer é uma produtora de conteúdo. Além da sede em Cuiabá, atuamos em Chapada, Várzea Grande, e em mais um núcleo na capital. Hoje nosso canal tem um tráfego mensal de 500 mil acessos, o maior do YouTube no segmento LGBTQI+”, expressa Elton.

Workshops gratuitos 

Na etapa pré-aceleração, enquanto as inscrições estiverem abertas, o programa oferece dois workshops gratuitos e abertos ao público.  Com o tema “Estruturando um projeto social ou negócio da economia criativa para editais”, os cursos têm o objetivo de preparar os empreendedores culturais para se inscrever em editais, inclusive no MOVE_MT 2. 

A primeira oficina ocorreu no dia 28 de março, em formato presencial.  A segunda busca atender o público do interior do Estado, por isso será realizada em ambiente on-line, no próximo sábado (15.04).

Serviço

Programa MOVE_MT 2
Prazo para inscrição: 02 de maio de 2023
Regulamento e formulário de inscrição: oifuturo.org.br/editais/move_mt/secel.mt.gov.br/-/edital-move_mt2

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também