Professores do IFMT serão capacitados em Empreendedorismo

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Professores do IFMT serão capacitados em Empreendedorismo

O Sebrae em Mato Grosso vai capacitar duas turmas de professores do ensino médio e técnico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), nas próximas semanas, na metodologia Despertar do Programa Educação Empreendedora, desenvolvido em todas as regiões do país com sucesso, há mais de dez anos.

Ao todo serão 50 professores capacitados, que depois vão ministrar aulas de Empreendedorismo nas escolas de ensino médio e técnico dos campi do IFMT (Cuiabá, Várzea Grande e Bela Vista), a partir deste ano. A primeira turma será capacitada de 20 a 24/6, e a segunda, de 27/6 a 1/7. O curso será realizado na sede do Sebrae MT, na parte da manhã e à tarde.

O objetivo do Despertar é ensinar e estimular o comportamento empreendedor nos alunos do ensino médio e técnico, preparando-os para vivenciar a cidadania, enquanto fator de responsabilidade social e contribuição para a mudança social e econômica, visando o desenvolvimento de futuros profissionais.

O conteúdo da capacitação Despertar será ministrado ao longo de 40 h. Comportamentos, habilidades, ideias e planos de negócio fazem parte da metodologia, voltada aos professores .A parceria entre Sebrae MT e IFMT viabilizou a capacitação, que será ministrada sem custos para o instituto.

Outras ações

Outra metodologia que o Sebrae MT vem capacitando professores para depois ser aplicada aos alunos, há dois anos, é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Crianças do ensino fundamental são o público-alvo do JEPP, que também objetiva ensinar e desenvolver comportamentos e habilidades empreendedoras, estimulando a criatividade e o pensamento crítico, incentivando-os a sonhar e a realizar seus sonhos. Desde 2013, o JEPP foi aplicado em 45 escolas de 18 municípios, incluindo Cuiabá e Várzea.

Já o curso Crescendo e Empreendendo, com duração de 12 horas, foi ministrado para 3 mil alunos, em 2015. Foi viabilizado pela parceria entre Sebrae MT e Seciteci MT (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso) e escolas das redes pública e privada, que objetiva sensibilizar estudantes do ensino médio e técnico sobre a importância do empreendedorismo, no presente e no futuro.

+ Acessados

Veja Também