Professores da rede estadual fazem curso intensivo de línguas nos EUA

Picture of Seduc-MT

Seduc-MT

Intercambistas serão multiplicadores do que aprenderam treinando outros educadores na rede estadual - Foto por: Assessoria

Professores da rede estadual fazem curso intensivo de línguas nos EUA

Selecionados por programa de desenvolvimento profissional vão estudar na Universidade da Carolina do Norte

Compartilhe:

Cinco professores de Língua Inglesa da rede estadual de ensino desembarcaram nesta sexta-feira (28.06) nos Estados Unidos para um intercâmbio, na Universidade da Carolina do Norte. Eles fazem parte de um grupo de 270 professores brasileiros classificados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa, da Comissão Fulbright Brasil, para a formação de seis semanas na instituição localizada na cidade de Charlotte.

Dagmar Campos, Enis da Motta Ferreira, Angela Claudia Schmidit, Raiane Ferreira Campos e Claudia Maria de Souza se inscreveram no programa após a divulgação junto aos 13 polos regionais feita pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).

Liderado pelo governo dos Estados Unidos, em parceria com mais de 160 países em todo o mundo, o programa oferece bolsas para estudantes, acadêmicos, artistas, cientistas, professores e profissionais que desejam compartilhar conhecimento e aprimorar seus talentos.

O gestor educacional de Políticas Públicas de Línguas Estrangeiras da Seduc-MT, Bruno Seolin, ressalta que, desde o lançamento do edital, no dia 16 de novembro de 2023, a Secretaria de Educação vinha incentivando os professores de Língua Inglesa a participarem do processo seletivo da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

“O grupo vai ficar nos EUA até o dia 09 de agosto aprimorando o idioma em curso intensivo nível intermediário II, com todas as despesas pagas pelo programa”, acrescentou Bruno.

Na volta a Mato Grosso, eles deverão desenvolver materiais didáticos com o conhecimento que adquiram durante o curso nos EUA que servirão de apoio a todos os professores da rede estadual com o uso concomitante da Plataforma Mais Inglês, da Seduc.

Outra ação que os cinco professores terão pela frente, segundo Bruno, é treinar outros educadores na rede para utilizar as novas metodologias e técnicas de ensino de inglês. “Isso amplia o impacto do programa, beneficiando um número maior de estudantes”.

A experiência de imersão nos Estados Unidos permitirá aos professores adquirir habilidades de comunicação intercultural, que podem ser utilizadas para integrar o ensino de inglês com as comunidades locais de Mato Grosso. “Essa integração incluirá a organização de eventos culturais, conversações em inglês e programas de intercâmbio”, concluiu Bruno Seolin.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp