Professora do IFMT Rondonópolis lança o livro ‘Quando o crime está no uso da língua’

Assessoria IFMT

Assessoria IFMT

Professora do IFMT Rondonópolis lança o livro ‘Quando o crime está no uso da língua’

Nesta quarta-feira (18), aconteceu o lançamento do livro ‘Quando o crime está no uso da língua’ no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, da autora Jordana Lenhardt. O evento aconteceu no auditório do Campus, e contou com a presença de servidores, amigos e familiares.

Durante o lançamento, a professora e doutora em linguística, Jordana explicou que o objetivo da obra foi analisar linguísticamente três sentenças judiciais brasileiras. Nessas sentenças, foram estudados quais aspectos do uso da língua nas publicações apresentadas como indícios e/ou evidências eram suscitados e considerados para condenar ou inocentar os réus.

Além disso, a obra problematiza o direito à liberdade de expressão e a maneira como o uso da linguagem nas redes sociais on-line vem sendo julgada no sistema judiciário brasileiro. O livro apresenta um estudo em Análise Crítica do Discurso Jurídico tendo como objeto sentenças judiciais do cenário nacional de nosso país, com fontes e pensamentos importantes dos estudos do discurso na linguística em estreitamento e aproximação com o direito e com as tecnologias e virtualidades.

O livro é fruto da tese de doutorado de Lenhardt, defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em fevereiro de 2021. E a ideia surgiu após a autora ver reportagens sobre estupro virtual.

“A ideia dessa pesquisa surgiu no ano de 2017, quando eu assisti a uma matéria que tratava de estupro virtual em um jornal de abrangência nacional. Eu fiquei simplesmente atordoada com o que as pessoas podiam fazer nas redes sociais usando a linguagem, e mais, fascinada com a forma como isso chegava ao judiciário e preocupada com a forma como isso era tratado, o que era considerado e analisado para inocentar ou condenar essas pessoas”, explicou.

Sobre a sua trajetória no doutorado, Lenhardt destaca que na UERJ conheceu a linha da Linguística Forense, que é uma área relativamente nova no Brasil e que é abordada no livro. Por conta dessa pesquisa, ela tem formação em perícia judicial em linguagem e perícia grafotécnica.

Para adquirir o livro, o interessado pode acessar o site da editora (https://www.ponteseditores.com.br/) ou diretamente pelas redes sociais da autora @jordanalenhardt.

+ Acessados

Veja Também