Professor indígena diz que novos incêndios podem ocorrer na Reserva Tadarimana

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Professor explica que novos incêndios podem acontecer

Professor indígena diz que novos incêndios podem ocorrer na Reserva Tadarimana

O professor indígena Marcelo Alves Terena Coguiepa, que participou ontem (10) da live do projeto Tudo ao Vivo, desenvolvido pelos jornalistas Eduardo Ramos e Lucas Perrone e exibido pelas redes sociais do site Primeira Hora demonstrou preocupação com a possibilidade de novos incêndios dentro da reserva Tadarimana em Rondonópolis. “Nós temos alguns áreas secas ainda, e com isso a gente corre o risco de ter novo incêndio ainda, e como se estivéssemos dentro de um barril de pólvora prestes a explodir”, disse.

Ele explica que essas áreas secas, podem novamente pegar fogo, em razão do clima seco e das condições do local, que favorecem a propagação do fogo.

Na semana passada, uma parcela considerável da reserva pegou fogo e a fumaça acabou indo em direção a cidade causando uma série de problemas. Aproximadamente 60% da reserva pegou fogo. Os índios inclusive foram acusados de terem colocado fogo na reserva, fato que foi amplamente explicado e contestado pela comunidade indígena. “Foram comentários caluniosos nos culpando pela fato ocorrido, as pessoas estavam agredindo até verbalmente, eu senti na pele a dor de toda a minha comunidade, a gente jamais faria uma coisa criminosa”, explicou, 

Na verdade, o incêndio foi acidental e não ocorreu somente na reserva como em outras áreas como a rodovia do Peixe e 18º Grupo de Artilharia e Campanha. 

O professor ainda explicou, que na semana passada, após o trabalho de controle do fogo, não houve qualquer o comunicado à comunidade indígena ou até mesmo novas orientações em casos de novos incêndios. 

Assista a live completa aqui. 

Leia mais sobre o assunto:

INCÊNDIO NA ALDEIA: Depois do fogo, nuvem de fumaça ainda cobre o céu de Rondonópolis

 

+ Acessados

Veja Também