Professor da UFR chega ao topo da carreira docente no magistério superior

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Professor Paulo (quarto da esquerda para direita) ao lado dos membros da banca avaliadora

Professor da UFR chega ao topo da carreira docente no magistério superior

Professor Doutor Paulo Roberto Alves de Oliveira defendeu com maestria seu memorial acadêmico, nesta última terça-feira (19/11) para alcançar o topo da carreira docente do Magistério Superior. Agora, o Dr. Paulo Roberto Alves de Oliveira torna-se o primeiro Professor Titular do curso de Biologia e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal de Rondonópolis.

Professor Doutor Paulo Roberto de Oliveira foi sabatinado por uma Banca Examinadora de Titulares composta por quatro membros da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituo Federal de Mato Grosso (IFMT). Sendo presidida pelo Prof. Dr. José Roberto Tarifa (UFMT), acompanhado das professoras doutoras Zuleika Alves de Arruda, Vânia Cristhina Nadaf e Leila Auxiliadora de Arruda Alencar do Instituto Federal de Mato Grosso.
A defesa ocorreu no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT em Cuiabá.

Após 42 minutos de exposição oral foram realizados os questionamentos pela Banca Examinadora e a análise dos procedimentos que culminaram na promoção funcional a Classe “E” – Professor Titular por unanimidade e com nota máxima de cem (100) do requerente ao cargo máximo do Magistério Superior por atender a todos os critérios estabelecidos na resolução CONSEPE/UFMT no. 56/2014.

Antes da decisão final, os quatro categorizados membros da banca expuseram sobre o mérito da promoção funcional com longas e oportunas observações sobre o brilhantismo, competência e a tenacidade de Paulo Roberto, como é mais conhecido no Câmpus de Rondonópolis, hoje, Universidade Federal de Rondonópolis.

Avesso às vaidades e estrelismos concernentes às pessoas detentoras de tal nível intelectual, profissional e cultural, Paulo Roberto trilhou sua trajetória acadêmica, em regime de dedicação exclusiva, sempre ancorado nos pilares basilares da igualdade, da dignidade e do respeito ao ser humano.

Representante de importante legado intelectual e profissional, sempre teve como preocupação máxima o conhecimento científico e a formação acadêmica de milhares de jovens-aprendizes, entretanto, foi além: – seu maior compromisso e ainda continua sendo é a valoração da vida humana e do meio ambiente, especialmente à preservação das plantas e de todo ciclo da vida vegetal.

Prestes a completar 30 anos de docência no Ensino Superior e sempre no curso de Biologia, do ICEN da UFMT, em Rondonópolis, o professor Paulo Roberto resume este momento como uma coroação de tantos esforço e dedicação à sala de aula, ao ambiente acadêmico e institucional onde passou a maior parte de seu tempo. “São 30 anos de carreira, em uma única instituição, a UFMT. Instituição esta que tanto prezo, admiro e respeito e da qual sou fruto, desde a minha graduação em Engenharia Agronômica e por toda minha trajetória como docente do Ensino Superior.”

Nascido em um pequeno lugarejo da zona rural distante dos grandes centros urbanos desse Brasil gigante, Paulo Roberto é exemplo de que com esforço humano, dedicação, estudo, trabalho árduo, competência é possível mudar realidades sociais desfavoráveis. É possível transformar para melhor o ser humano e tudo o que o rodeia. Foi, assim, que nascido em uma zona rural, próxima ao Distrito de Lagoa Bonita, em Minas Gerais. Distrito, este, pertencente à cidade de Cordisburgo, terra natal do médico e escritor João Guimarães Rosa, um dos maiores contista e romancista do Século XX. Seu destino estava traçado e não poderia ser diferente.

Após uma longa jornada de estudos e experiências profissionais no Brasil e no exterior, em dezembro de 1989, ingressou na UFMT por concurso público, na classe de Assistente I. Nesta época já possuía o Mestrado em Fitotecnia, na área de concentração em Fruticultura pela Universidade Federal de Lavras. Hoje é doutor em Fruticultura também pela UFLA, autor de livros e vários artigos científicos na área de Botânica, Solo, Manejo Florestal e Plantas Medicinais.

Com mais esta promoção funcional de alta relevância para a Academia, o Câmpus de Rondonópolis, hoje, Universidade Federal de Rondonópolis, conta com seis Professores Titulares. Sendo três na ativa: Prof. Dr. Ademar de Lima Carvalho (Pedagogia), Prof. Dr. José Tarifa (Geografia) e o mais novo integrante Prof. Dr. Paulo Roberto Alves de Oliveira. E, os aposentados: Profa. Dra. Cancionila Janzkovski Cardoso (Pedagogia), Prof. Dr. Javert Melo Vieira (Pedagogia) e Prof. Dr. Jorge Luiz Gomes Monteiro.

+ Acessados

Veja Também