Produtividade e sustentabilidade na prática: propriedade consolida-se como referência para a pecuária nacional

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Produtividade e sustentabilidade na prática: propriedade consolida-se como referência para a pecuária nacional

Dia de campo realizado pela Nutripura na fazenda Santa Maria mostra como é possível conciliar alto rendimento às melhores práticas ambientais na produção agropecuária

Compartilhe:

Nos últimos anos, produtores de todo o Brasil têm se deparado com um desafio até então difícil de ser superado: aliar produtividade com o respeito ao meio ambiente, uma demanda da sociedade atual. A boa notícia é que hoje, graças às novas tecnologias disponíveis, já é possível conciliar um alto rendimento em campo às boas práticas ambientais na produção agropecuária – tudo isso com uma rentabilidade acima da média nacional.

Um exemplo prático foi apresentado na última sexta-feira (15) durante o primeiro dia de campo do 11º Simpósio Nutripura, realizado na fazenda Santa Maria, em Itiquira. Durante o evento, que reuniu mais de 560 pessoas entre produtores rurais, gerentes de fazendas, estudantes e jornalistas, foram apresentadas as estratégias de manejo e as tecnologias que transformaram a propriedade em referência em produtividade, rentabilidade e sustentabilidade no Brasil.

A visita a campo contou com estações dedicadas aos principais diferenciais da fazenda Santa Maria, como integração lavoura-pecuária, rotação de culturas, estratégias de nutrição e suplementação a pasto, intensificação de pastagens, confinamento e sustentabilidade. As apresentações foram conduzidas pelos técnicos e por professores de universidades renomadas que atuam como consultores da empresa.

“Para nós, foi uma grande oportunidade de mostrar este trabalho que possibilitou a intensificação da produção, o aumento da rentabilidade na pecuária e nos trouxe ganhos importantes em termos de sustentabilidade”, afirma Flávia Cutolo, proprietária da fazenda. “A Nutripura tem sido uma grande parceira. Graças às estratégias desenvolvidas em conjunto, hoje conseguimos uma rentabilidade equivalente na agricultura e na pecuária.”

A produtora destaca o trabalho de planejamento com foco na intensificação por meio da integração lavoura-pecuária elaborado pela empresa e colocado em prática pelos colaboradores da fazenda nos últimos anos. O crescimento expressivo na lotação da fazenda, possível após a adoção de diversas tecnologias, permitiu concentrar todo o rebanho antes espalhado por quatro propriedades, totalizando 16.500 hectares, em apenas 2.300 hectares altamente produtivos.

“A agropecuária Cutolo tem adotado com sucesso os procedimentos propostos pela Nutripura. Temos como filosofia o foco do cliente, em desenvolver soluções que atendam às suas necessidades”, explica Roberto Aguiar, CEO da Nutripura. “Neste evento, tivemos a oportunidade de mostrar aos produtores o que está acontecendo na fazenda Santa Maria, soluções que podem ser replicadas por qualquer produtor que deseje ser altamente produtivo e sustentável.”

Em 2024, o Simpósio ainda passará por mais quatro cidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A próxima etapa acontece no dia 13 de abril, em Campo Novo do Parecis (MT). As inscrições podem ser feitas através do site nutripura.com.br/simposio.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp