O Brasil possui o quinto maior território do mundo e uma diversidade incrível de biomas. Aqui, dá para conhecer as mais diferentes paisagens, desde ilhas paradisíacas até regiões serranas, campos e florestas densas.
Um dos lugares mais famosos e visitados, tanto por turistas nacionais quanto estrangeiros, é a Bahia. Sendo o quinto maior estado do país, as terras baianas possuem uma variedade incrível de lugares, comidas e culturas — seja no litoral ou no interior.
Como há vários lugares incríveis a serem conhecidos na Bahia, é preciso fazer um bom planejamento e visitar lugares minimamente próximos. Se, há tempos, você sonha em conhecer a Bahia, veja alguns lugares que não podem ficar de fora da sua viagem!
Parque Nacional da Chapada Diamantina
A Bahia é bem famosa por ter praias paradisíacas, mas quem gosta de cachoeiras e trilhas não pode deixar de ir até o interior do estado a fim de conhecer a bela Chapada Diamantina.
Esse parque nacional está sediado em diferentes municípios, tais como Lençóis, Vale do Capão, dentre outros. Vale visitar a bela Gruta da Pratinha, onde é possível flutuar nas águas azuis e transparentes, e a Gruta Azul, um lago translúcido com 70 metros de profundidade. A cachoeira da Fumacinha é bastante famosa.
Se tiver mais tempo para permanecer na Chapada, faça a trilha até o Vale do Pati — um lugar ao qual só se pode chegar caminhando, já que fica em um vale montanhoso. Esse passeio só pode ser feito na presença de guia turístico, por isso veja, com antecedência, o passeio em alguma agência ou fale com algum guia local.
Caraíva
Esse vilarejo de pescadores parece inacreditável para quem o visita, já que reúne ruas de areia, não possui carros circulando e sedia o encontro do mar com o rio Caraíva.
Esse é o passeio ideal para quem gosta de uma viagem mais sossegada, com bastante contato com a natureza e mar calmo. Ao fim da tarde, é possível acompanhar um belo pôr do sol na chamada Barra — onde o rio encontra o mar. Que tal encerrar a noite curtindo um bom forró?
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Esse arquipélago é ótimo para quem deseja conhecer a vida marinha com mais detalhes. Descoberta pelos colonizadores em 1503, esse é um dos melhores lugares para praticar mergulho, já que as águas cristalinas permitem aos mergulhadores ver, com detalhes, os corais e a fauna locais.
Esse parque nacional é formado por cinco ilhas vulcânicas, repletas de vegetação e de piscinas naturais, onde é possível ver baleias e tartarugas. Abrolhos é o berçário mais importante das baleias jubartes no Atlântico Sul.
Salvador
A primeira capital do Brasil atrai turistas do mundo inteiro, nacionais e estrangeiros, e a fama não é à toa. A cidade reúne uma riqueza cultural, gastronômica e histórica que pode ser vista em pouquíssimos lugares no mundo.
Considerada a “Roma negra”, Salvador é considerada a cidade com a maior população negra fora da África. Quem gosta de lugares históricos não pode deixar de conhecer o Pelourinho, a Praça da Sé e três igrejas: Convento de São Francisco (feita de ouro), do Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Quem ama a literatura de Jorge Amado precisa conhecer a casa onde ele e Zélia Gattai viveram durante anos, no bairro do Rio Vermelho, e a Fundação Jorge Amado, no Pelourinho. Alguns lugares culturais imperdíveis são o Museu de Arte Moderna da Bahia, o Museu Cultural Afro-Brasileiro, o Museu de Arte da Bahia e outros.
Para os que priorizam realizar atividades culturais, existem inúmeras opções de praia — Porto da Barra, Barra, Flamengo, Itapuã, Stella Maris. Nas proximidades de Salvador, existem mais de 50 ilhas — quem vai visitar a cidade com calma pode visitá-las. Não se esqueça de visitar a feira de São Joaquim, a mais tradicional da cidade!





