Primeiro-ministro de Madagascar renuncia por brigas com presidente

Picture of Redação PH

Redação PH

retórica de trump é xenofóbica, e não populista, afirma obama

Primeiro-ministro de Madagascar renuncia por brigas com presidente

O primeiro-ministro de Madagascar, Jean Ravelonarivo, apresentou sua renúncia após rumores sobre supostas desavenças com o presidente malgaxe, Héry Rajaonarimampianina.

O secretário-geral da presidência, Ralala Roger, leu nesta sexta-feira (8) o decreto da renúncia de Ravelonarivo, que informa que o presidente já aceitou a decisão de seu primeiro-ministro.

O porta-voz governamental não precisou as razões da renúncia de Ravelonarivo, embora fontes próximas ao primeiro-ministro apontem que este tinha sido forçado pelo presidente a apresentar sua renúncia, segundo meios de comunicação locais.

A continuidade do general Ravelonarivo, designado ao posto ao qual agora renúncia em 14 de janeiro de 2015, estava no ar há meses, quando começaram a circular rumores sobre profundas desavenças entre ele e o presidente malgaxe.

Desvio de fundos

A decisão de Ravelonarivo de investigar o assessor do presidente, Claudine Razaimamonjy, por suposto desvio de fundos motivou, aparentemente, criou um enfrentamento entre ambos.

Para abafas esses rumores, Ravelonarivo manifestou na quinta-feira (7), perante a imprensa, que entre ele e o presidente o céu era "azul".

"Repito, não vou renunciar. É a Constituição que me colocou nesse posto e só a Constituição pode me tirar", disse aos jornalistas, horas antes da presidência malgaxe publicar o decreto que acata sua renúncia.

O primeiro-ministro e seu governo asseguram que acelerarão os assuntos pendentes até que seu sucessor seja designado pelo parlamento.

A proposta de um novo primeiro-ministro corresponde ao grupo parlamentar que ostenta a maioria na câmara e no qual, no entanto, o partido presidencial "Hery vaovao ho an'i Madagasikara" (Força Nova por Madagascar) não tem nenhum deputado.

+ Acessados

Veja Também