Primeiro Café com Prosa da rede estadual reúne 250 profissionais da educação

Com o objetivo de prestar contas da gestão e apresentar os principais desafios para 2018, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) realizou nesta quinta-feira (26.04) o primeiro Café com Prosa da rede estadual de Educação de Mato Grosso. O encontro reuniu cerca de 250 diretores, coordenadores e assessores pedagógicos de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande.

 

Idealizado pela secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, o evento é uma estratégia de gestão para dialogar com os gestores das unidades educacionais com foco na melhoria dos resultados da gestão administrativa e pedagógica.

 

“Além de apresentar nossas ações, o Café com Prosa é também uma forma de aproximação entre a Seduc e os profissionais da educação. Essa é a primeira de quatro edições que vamos realizar este ano em Cuiabá e Várzea Grande. Queremos estreitar esses laços e fazer com que eles se sintam parte da Seduc”, observou.

 

Durante a reunião, Marioneide detalhou os 10 projetos do programa Pró-Escolas, desde o seu processo de construção, implementação e avaliação. Integram os 10 projetos a Escola Plena, Muxirum da Alfabetização, Obras, Avalia MT, Anjos da Escola, Pró-Escola Digital, Pró-Formação, Qualidade de Vida, Integridade e Esporte na Escola.

 

A valorização profissional também foi destacada pela secretária, incluindo os aumentos salariais concedidos nos últimos três anos e quatro meses. Foram 26,5% de ganho real e 24,49% de RGA (incluindo o salário do mês de abril deste ano que terá reajuste de 2,19% nos salários), totalizando 50,99%.

 

No Pró-Escolas Estruturas foram 42 novas escolas, 26 novas quadras poliesportivas e 150 unidades reformadas. O concurso público e a merenda escolar também foram destacados na apresentação.

 

Para a diretora da EE Presidente Médici, Patrícia Carvalho, a reunião foi bem produtiva. Ela acredita que esse é o caminho para que possam unir forças na busca pela melhoria da qualidade da educação. “É muito importante esse contato direto entre gestores e a Seduc, pois acaba contribuindo para a melhoria do trabalho de ambos”.

 

O diretor da EE Professor Ulisses Cuiabano, Dimas Antônio da Silva, também aprovou o primeiro bem Café com Prosa. “Foi muito proveitoso. Acho importante ter essa oportunidade de os gestores poderem falar diretamente com a secretária, para que ela possa ouvir nossos anseios e dificuldades.

 

O evento contou também com a presença dos secretários adjuntos e superintendentes da Seduc.