Primeira-dama de MT reage ao caso da morte de Marinalva e convoca a união de mulheres

Unaf

Unaf

Primeira-dama de MT reage ao caso da morte de Marinalva e convoca a união de mulheres

Por meio de nota à imprensa, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, falou sobre a trágica morte de Marinalva Aparecida dos Reis Pires, vítima de feminicídio. Confira a nota na íntegra:

Por solidariedade, quero manifestar a minha indignação e a minha dor enquanto mulher, sobre essa atrocidade que fez de Marinalva Aparecida dos Reis Pires, aos 48 anos, mãe de uma criança ainda bem pequena, vítima de violência doméstica, onde ela foi brutalmente queimada e não resistiu aos ferimentos após dez dias internada, vindo a óbito nesta segunda-feira (08.05).

Este não pode ser chamado de mais um crime de feminicídio e aumentar as estatísticas. Temos reunido forças com mulheres de diferentes segmentos para nos fortalecer e impedir que crimes como esse aconteçam. Queremos de uma vez por todas quebrar esse ciclo de violência contra as mulheres.

A Marinalva, assim como outras mulheres, não merecia perder sua vida simplesmente por serem mulheres e não mais aceitarem a covardia machista, onde decidem simplesmente interromper a vida de pessoas por não aceitarem a pura realidade do fim de um relacionamento por egoísmo, e por acharem que ficarão impunes, despejam suas atrocidades.

Vamos nos unir mais, vamos falar mais sobre assunto e transformar a frase “eu não aceito viver à margem da violência doméstica” em uma bandeira.

Peça ajuda, ou se souber de alguém que está passando por esse terror, ajude. Muitas das mulheres violentadas ou mortas não calculam na maioria das vezes os riscos que correm, não enxergam sozinhas o labirinto sangrento em que estão entrando, por isso precisamos estar cada vez mais unidas e atentas.

Ajuda

Os canais de atendimento para proteção e crimes contra a mulher disponíveis são:

Medida protetiva online está disponível por meio do link https://sosmulher.pjc.mt.gov.br/;

SOS Mulher – Botão do Pânico – Aplicativo que deve ser instalado no celular e poderá ser utilizado para mulheres com medidas protetivas determinadas judicialmente e que morem em cidades com unidades Ciosp instaladas. Nas demais cidades do estado, o aplicativo pode ser acessado para outras funções, como o direcionamento à medida protetiva online, telefones de emergência, endereços das Delegacias da Mulher no estado e do Plantão 24 horas, denúncias sobre a violência doméstica e também acesso à Delegacia Virtual para registros de ocorrências.

A primeira-dama de MT é madrinha da Delegacia da Mulher 24 horas em Cuiabá e idealizadora do programa SER Família Mulher que está em fase de conclusão, e tem como objetivo o auxílio moradia às mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica.

Para ocorrências e urgências disque 190 (PM), por onde o socorro chega mais rápido por estar interligado com todas as viaturas que estão nas ruas, ou, o disque-denúncia 197 e 181 (Polícia Civil) são serviços disponíveis 24 horas por dia, que permite ao cidadão comunicar delitos e outras formas de violência.

+ Acessados

Veja Também