No domingo, 17 de agosto, Rondonópolis sediou a primeira edição da Corrida da Justiça e Cidadania, com percurso de 7 km. Organizado pela Diretoria do Fórum local, o evento contou com apoio de diversas instituições e atraiu atletas de várias cidades de Mato Grosso. A estrutura foi amplamente elogiada e considerada uma das melhores já vistas em corridas de rua na região.
A iniciativa, idealizada pela Juíza Aline Bissoni, teve como objetivo integrar o Poder Judiciário com a sociedade civil e as forças de segurança, além de possuir um caráter 100% beneficente. “O desejo é fazer uma integração do Poder Judiciário com a sociedade civil e as forças de segurança. Além do caráter social, é uma corrida 100% beneficente,” destacou.

O evento também promove a qualidade de vida e o bem-estar, especialmente no período pós-pandemia. “Nós trabalhamos aqui no Poder Judiciário com o desejo de uma integração maior, justamente para incentivar também que as pessoas tenham um bem-estar, qualidade de vida,” afirmou a magistrada. Ela agradeceu o apoio do Exército e das polícias Judiciária Civil, Rodoviária Federal, Penal, Ambiental e Militar, com destaque para o BOPE, que veio de Cuiabá exclusivamente para o evento. “Eles organizam uma corrida de grande porte no Estado, que é referência nacional”, destacou.

A juíza também manifestou o desejo de incluir a corrida no calendário esportivo oficial da cidade. “Acreditamos que isso seja possível, com apoio do Legislativo”, disse.
Atletas Elogiam Estrutura e Organização
A atleta Estela Liberato, de 22 anos, natural de Barra do Garças e campeã da prova feminina com o tempo de 26’23”, destacou a qualidade da organização. “Foi um percurso desafiador, mas corri muito bem. A estrutura estava excelente, com banheiros limpos, frutas disponíveis e suporte ao longo do trajeto”, relatou. O campeão do masculino foi Fábio Rodrigues de Souza Cordeiro, de 24 anos com o tempo de 21’55’’.

O atleta André Ramos de Souza, 31 anos, segundo lugar na prova e também de Barra do Garças, elogiou a sinalização e a logística da corrida. “Foi bem organizada, sem erros de percurso. A única sugestão seria uma premiação mais equilibrada entre os primeiros colocados, para atrair mais atletas de elite”, observou.
Parceria com o BOPE e Apoio Institucional
O tenente-coronel PM Hugo Roberto dos Reis Silva ressaltou a colaboração entre o BOPE e o Fórum de Rondonópolis. “A doutora Aline nos procurou em busca de assessoria. A corrida foi divulgada em Cuiabá e está sendo um sucesso”, afirmou
Presença de Autoridades e Incentivo ao Esporte
O prefeito Cláudio Ferreira e sua esposa, Alessandra, participaram da corrida com muita animação. Ele destacou a importância da iniciativa para a saúde e o bem-estar das pessoas. “É muito positivo reunir toda a comunidade que pratica corrida de rua, que está se exercitando e engajada nesse movimento, que também é importante para a saúde da população”, afirmou.
O prefeito também comentou sobre os projetos futuros voltados ao esporte: “Estamos trabalhando intensamente na questão estratégica. Enfrentamos algumas limitações devido ao orçamento herdado da gestão anterior, mas estamos saneando os problemas, preparando as equipes e nos organizando para viabilizar futuros projetos e campeonatos. Queremos trazer modalidades esportivas que ainda não fazem parte do conjunto esportivo local. Enfim, há muitos projetos promissores a caminho.”

O deputado federal José Medeiros (PL) também fez questão de acompanhar a prova.
Expectativa de Continuidade
Com ampla participação e avaliações positivas, a Corrida da Justiça e Cidadania demonstrou potencial para se tornar um evento fixo no calendário esportivo de Rondonópolis, fortalecendo os laços entre o Judiciário, a sociedade e o esporte.
Roberto Barcelos





