Primavera do Leste volta a ser protagonista no futebol mato-grossense

Picture of Walisson

Walisson

Foto: Divulgação

Primavera do Leste volta a ser protagonista no futebol mato-grossense

O Primavera A.C tenta repetir a história campeã do Juventude

Compartilhe:

A cidade de Primavera do Leste voltou a ser destaque no futebol mato-grossense após anos de estagnação, desde o licenciamento do Juventude, clube que fez história no cenário estadual e nacional, vencendo equipes como Fluminense (RJ) e Atlético Mineiro (MG). Agora, o Primavera Atlético Clube, fundado há apenas três anos, assume esse protagonismo e tenta reescrever a história gloriosa do futebol profissional de Primavera. Em sua segunda participação na elite do futebol mato-grossense, a equipe já alcançou a final do campeonato estadual, conquistando acesso a campeonatos de nível nacional em 2026.

Juventude

A Sociedade Esportiva e Recreativa Juventude marcou época no futebol mato-grossense entre os anos de 1990 e início dos anos 2000. Em sua primeira participação na Primeira Divisão Estadual, em 1991, terminou em terceiro lugar, atrás de Dom Bosco (campeão) e União (vice), o que garantiu sua vaga na Copa do Brasil de 1992, sendo eliminado pelo Criciúma na primeira fase.

O auge do Juventude veio entre os anos de 1999 e 2002, período em que disputou quatro finais consecutivas do Campeonato Mato-grossense, sagrando-se bicampeão em 2000 e 2001, vencendo Sinop e União nas respectivas decisões.

Juventude bicampeão de 2001 – Foto: Olho no esporte mt

Além dos títulos estaduais, o clube protagonizou partidas memoráveis na Copa do Brasil, incluindo uma goleada de 4×1 sobre o Fluminense em 2001 e uma vitória por 2×1 contra o Atlético Mineiro em 2002. No entanto, dificuldades financeiras levaram ao licenciamento do time em 2008 e, desde então, nenhuma outra equipe conseguiu repetir o mesmo sucesso na cidade.

Primavera A.C

Seguindo os passos do Juventude, o Primavera Atlético Clube rapidamente se firmou entre os principais times do estado. Em seu segundo ano na elite, o Gigante Roxo chegou à final após eliminar o tradicional Mixto, um dos clubes mais vitoriosos de Mato Grosso.

Comemoração do Primavera após a classificação a final do estadual – Foto: Primavera A.C

Na decisão, o Primavera enfrentará um desafio histórico, o Cuiabá, atual tetracampeão estadual (2021, 2022, 2023 e 2024) e representante de Mato Grosso na Série B do Campeonato Brasileiro. Independentemente do resultado, a campanha já é um marco para os torcedores primaverenses. A equipe garantiu vaga em duas competições nacionais em 2026: a Copa do Brasil e a Copa Verde.

A primeira partida da final será realizada no próximo sábado (22), às 14h30, no Estádio Cerradão, em Primavera do Leste.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também