Presidentes da CBF e da FIFA abrem sorteio em Zurique

Nesta quinta-feira (11) foram reveladas as chaves do Mundial Sub-17, que será realizado no Brasil entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro

Presidentes da CBF e da FIFA abrem sorteio em Zurique
Getty Images/Fifa.com

Logo no início da manhã no Brasil, meio da tarde na Suíça, o Presidente da CBF, Rogério Caboclo, subiu ao palco do sorteio de grupos da Copa do Mundo Sub-17 para fazer o discurso de abertura do evento ao lado do presidente da FIFA, Giani Infantino. Nesta quinta-feira (11) foram reveladas as chaves do Mundial Sub-17, que será realizado no Brasil entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. A cerimônia foi realizada na sede da entidade internacional, em Zurique.

Convidado pelo Presidente da FIFA para fazer o discurso, Rogério Caboclo exaltou a capacidade do Brasil de receber grandes eventos, como ficou evidente nos últimos anos, além da expectativa de contar com os futuros craques do futebol mundial desfilando seu talento em solo brasileiro.

– A Copa do Mundo Sub-17 é um torneio especial: é a Copa do Mundo do futuro. A próxima geração de estrelas do futebol estará representando seus países em estádios brasileiros. Além da qualidade excelente das arenas, temos certeza que as cidades escolhidas receberão cada um dos países com braços abertos – disse o Presidente da CBF durante sua fala.

As sedes da Copa do Mundo Sub-17 de 2019 foram divulgadas um dia antes do sorteio. A partida de abertura será realizada no Estádio Bezerrão, no Gama (DF), entre Brasil e Canadá. O Estádio Olímpico e o Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO), e o Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES) completam a lista de sedes.

Giani Infantino, Presidente da FIFA, também mostrou seu entusiasmo com a organização da Copa do Mundo Sub-17. Durante seu discurso na cerimônia desta quinta-feira (11), ressaltou o quão especial é disputar um Mundial Sub-17 na carreira de todo jovem jogador, ainda mais em se tratando de uma competição realizada no Brasil, “a casa do futebol” para ele.

– Estamos todos muito ansiosos para saber como serão as coisas com a CBF, a Confederação Brasileira de Futebol – porque o Brasil é tão grande que não tem uma federação, tem uma Confederação – e tenho certeza eles que farão com que nós todos também nos sintamos em casa – comentou Giani Infantino.

No sorteio desta quinta-feira, a Seleção Brasileira Sub-17 também foi representada pelo coordenador das Seleções de Base da CBF, o ex-lateral Branco, o técnico da equipe, Guilherme Dalla Déa, e também o supervisor Vinicius Costa. Além do Canadá, Nova Zelândia e Angola completam a chave do Brasil, o Grupo A da Copa do Mundo Sub-17.

Confira a íntegra do discurso de Rogério Caboclo:

Boas tarde senhoras e senhores.

Em nome do Brasil, temos o grande prazer de dar as boas vindas aos representantes dos vinte e quatro países aqui presentes. Gostaria também de agradecer ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, e ao presidente da Conmebol, Alejandro Domingues, por confiarem novamente no Brasil.

Presidente Gianni, as marcas extraordinárias da sua administração foram a modernização, a transparência e o desenvolvimento do futebol em todas as regiões do mundo e em todas as categorias e gêneros. Hoje estamos dando outro passo nessa direção.

Meus amigos, hoje a Copa do Mundo Sub-17 2019 da FIFA começa para todas as equipes. No Brasil já estamos trabalhando duro. É uma honra e uma grande responsabilidade para nós organizar esta edição da competição. Nos anos recentes, o Brasil foi cenário dos maiores eventos esportivos do mundo. Entendemos esta nova missão como um reconhecimento da nossa capacidade de organizar grandes eventos e nossa paixão pelo futebol.

A Copa do Mundo Sub-17 é um torneio especial: é a Copa do Mundo do futuro. A próxima geração de estrelas do futebol estará representando seus países em estádios brasileiros. Além da qualidade excelente das arenas, temos certeza que as cidades escolhidas receberão cada um dos países com braços abertos. E cada um deles oferecerá ao mundo um grande espetáculo.

O mundo dos esportes estará olhando atentamente para o Brasil entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. Será uma honra dar as boas vindas a todos em nosso país!
O povo brasileiro se orgulha de receber novamente uma Copa do Mundo.

Obrigado!