O deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), entregou Moção de Aplausos ao cantor paraense, Aurino Quirino Gonçalves ‘Pinduca’, em reconhecimento pela sua participação na cultura cuiabana, através das suas músicas do gênero Carimbó raiz. A solenidade, com participação dos deputados Elizeu Nascimento e Janaina Riva, foi realizada na manhã desta sexta-feira (31.03), no Colégio de Líderes da Casa de Leis.
“Pinduca foi um ícone nos anos 70, o nosso rasqueado estava um pouco adormecido, nesta época, as músicas de carimbó cantadas pelo pinduca era o mais ouvido, bastante tocado nos bailes de Cuiabá. Por isso, ele tem essa importância muito grande para Mato Grosso, inclusive para o nosso rasqueado. Temos que homenagear nossos ícones, ele tem uma importância muito grande para cultura mato-grossense, declarou Botelho.
Intitulado ‘Rei do Carimbó’, o cantor Pinduca iniciou sua carreira aos 14 anos cantando carimbó. São 40 anos de carreira na música, o cantor é famoso no Estado do Pará, além de outros Estados do Norte e Mato Grosso. Embora o cantor tenha encerrado sua carreira na produção de novas composições, a entrega da Moção de Aplausos animou o cantor Pinduca que prometeu lançar mais um CD, o seu 41°.
“Tudo isso pra mim faz parte da nossa cultura, aqui temos o rasqueado e o carimbó. Eu vou fazer uma parceria para fazer um novo CD, peguei um gás em Cuiabá, então podem aguardar que vem trabalho novo aí”, prometeu Pinduca.
Aurino Quirino Gonçalves, 85 anos, natural do município de Igarapé-Miri-PR. É cantor, compositor e instrumentistas. Já recebeu outros prêmios pelo seu trabalho; Ordem do Mérito Cultural (2005), Grammy Latino de 2017 e de melhor álbum de música de raiz em língua portuguesa (2017).
Também estiveram presentes na solenidade, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Aluízio Leite, além dos servidores da ALMT.