Prefeitura estrutura ambulatórios para atender casos suspeitos de zika vírus e microcefalia

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Prefeitura estrutura ambulatórios para atender casos suspeitos de zika vírus e microcefalia

A Secretaria Municipal de Saúde definiu o fluxo de atendimento dos dois ambulatórios de referência municipais para gestantes com suspeita de terem contraído o zika vírus e para a avaliação de recém-nascidos com suspeita de microcefalia. O ambulatório que atenderá as gestantes começa a funcionar no próximo dia 8, e o de avaliação de suspeitos de microcefalia no dia 22.

A enfermeira responsável pelo agravo vetoriais do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Lizziane Campos e Silva, explica que o ambulatório para gestantes funcionará no Caism e terá atendimento todas as sextas-feiras no período da tarde com mais um dia da semana ainda a ser definido. Já, o ambulatório de microcefalia será no SAE, com atendimento também às sextas-feiras, porém pela manhã, com mais um dia que será definido.

No caso das gestantes que tiveram sintomas do zika vírus o próprio Posto de Saúde da Família – PSF encaminhará os casos para o ambulatório, onde passarão a ser acompanhadas corriqueiramente conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Para os recém-nascidos com suspeita de microcefalia, passarão primeiro pela médica especialista que os encaminhará para os exames e profissionais necessários, como cardiologista, oftalmologista e otorrinolaringologista que os atenderão com prioridade no Ceadas. Aqueles que necessitarem de acompanhamento farão fonoaudiologia e fisioterapia no Centro de Reabilitação Nilmo Junior.

+ Acessados

Veja Também