Prefeitura de Várzea Grande realiza plantio de 155 mil mudas de árvores em escolas municipais e espaços públicos

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Prefeitura de Várzea Grande realiza plantio de 155 mil mudas de árvores em escolas municipais e espaços públicos

A Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Júlio Corrêa” – lançou o projeto “Várzea Grande Sempre Verde”, que promoverá plantio de 155 mil mudas de árvores em unidades escolares da Rede Municipal de Várzea Grande e espaços públicos da cidade. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com a Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Para o secretário de Meio Ambiente, Célio Santos, presente no lançamento do projeto, a parceria desta ação visa promover a conscientização da sociedade para as questões ambientais, além de fomentar a melhoria da qualidade de vida da população de Várzea Grande. “O plantio dessas mudas de árvores nativas nos espaços públicos e escolas vai proporcionar uma melhor qualidade do ar, a melhoria do nosso clima e o fomento da educação ambiental entre crianças e adolescentes”, afirmou.

De acordo com o assessor técnico da Educação Ambiental da Smecel, Sidney José de Campos, essa iniciativa juntamente com o Juizado Volante Ambiental do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Juvam) tem o objetivo de promover a arborização das escolas e espaços públicos e também em propriedades particulares com a distribuição de mudas de árvores nativas de porte baixo, médio e alto, árvores frutíferas e ornamentais. “Vamos seguir o cronograma com 55 mil árvores em 2022, entre mudas distribuídas e plantadas, em 2023 mais 50 mil e 2024, totalizando 155 mil árvores até o final da gestão do prefeito Kalil Baracat”, informou.

Segundo Sidney, as ações de distribuição das mudas para o plantio irão ocorrer durante o ano com blitz de divulgação, blitz para distribuição nos parques municipais e em eventos realizados pelas Secretarias.

A subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice de Barros, disse que o projeto é uma iniciativa muito importante para as escolas, para os alunos, para a população e para o meio ambiente de Várzea Grande. “O município tem essa característica ambiental por ser, juntamente com Cuiabá o portal de entrada para o pantanal mato-grossense e a arborização de nossas praças, escolas e espaços públicos é essencial para a melhoria da nossa qualidade de vida”, disse.

O Projeto “Várzea Grande Sempre Verde” também vai fazer parte dos eventos alusivos ao Meio Ambiente ações programadas para o Dia da Água, comemorado no dia 22 de março.

+ Acessados

Veja Também