Prefeitura de Várzea Grande outorga títulos honoríficos em nome da professora Eucares de Campos Barros Gomes

Secom/VG

Secom/VG

Prefeitura de Várzea Grande outorga títulos honoríficos em nome da professora Eucares de Campos Barros Gomes

Em reconhecimento à contribuição de várzea-grandenses na arte, cultura, esporte e educação da cidade, a prefeitura e o Instituto Histórico e Geográfico de Várzea Grande entregaram o título honorífico “Professora Eucares de Campos Barros Gomes” para 44 munícipes na noite desta quinta-feira (27).

O título destaca a importância de se preservar o patrimônio histórico, associado à constituição de uma memória coletiva, considerando que é por meio desta que compreendemos o passado, as comunidades e a sociedade de maneira geral.

Para o prefeito Kalil Baracat, presidente de honra do Instituto, o título destaca o trabalho dele e de muitos outros que contribuíram para que Várzea Grande fosse o que é hoje. “Sinto-me lisonjeado com essa homenagem. O trabalho desempenhado pela professora Eucares na Educação pavimentou parte do caminho que trilhamos hoje e que nos permite avançar tanto nesta pauta, que é de maior importância para o desenvolvimento de uma sociedade justa e próspera”.

Também homenageado, o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, agradeceu o título destacando a continuidade do trabalho em prol da cidade. “Ser honrado dessa maneira é um momento de grande orgulho. Este título é um lembrete do trabalho constante e da dedicação a esta comunidade que me acolheu tão carinhosamente”.

Nascida em 1944, a Professora Eucares, que dá nome ao título, formou-se em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi diretora da Escola Estadual Pedro de Campos e professora da Escola Estadual Pedro Gardés.

Em 1977 foi Secretária de Assistência Social do município e, depois, Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Lazer.

“Estou muito orgulhoso. A Eucares sempre foi meu norte, sempre trabalhou muito por Várzea Grande e o nome dela carrega esse exemplo. A gente entende que é bom ser importante, mas mais importante é ser bom, e isso a Eucares sempre foi. Maravilhosa e querida por todos”, afirmou Antonio Gomes Filho – o Totinha – viúvo da professora.

De acordo com a presidente do Instituto, Wilma Felfili, os nomes dos homenageados foram escolhidos por fazerem parte do desenvolvimento da cultura de Várzea Grande. “Essas pessoas são nosso patrimônio, são pessoas que fizeram e fazem a história da cidade”, disse.

Uma dessas pessoas é a professora Benedita Tenutes da Silva, de 87 anos, pioneira da Educação no município. “Acho que é muito importante a gente ser reconhecido pelos fatos que aconteceram. Eu abri o Pedro Gardés. tinha poucos alunos, mas eu desenvolvi a escola, estou lá desde o começo”, contou.

Também Maria Izabel Correa de Amorim, de 84 anos, descendente de portugueses e paraguaios que vieram para a cidade ainda na época da guerra. “Se eu contar minha história é longa. Fui professora, fiz concurso para a empresa de correios e telégrafos. Nasci, cresci, casei e estou morando em Várzea Grande até hoje. Criei minha família aqui”.

Na oportunidade da cerimônia, o Instituto Histórico e Geográfico também anunciou seu apoio à proposição de denominação da Rodovia BR 163/164, Cuiabá–Santarém, com o nome de Arthur de Campos Borges, em reconhecimento ao esforço incansável e incessante deste em prol deste caminho para o progresso.

Além dos já citados, também foram homenageados os senhores e senhoras: Marcos Borges Santos, Abel Pompeo de Campos, Acácio Antonio da Silva, Adelaide Ferreira de Oliveira, Adid Baracat, Ana Emília de Souza Gomes, Antonia Figueiredo Curado (Sinhá), Antonio José Pompeo de Campos (Picote), Benedita do Carmo Machado, Eleotido Antonio Correa, Francisca Helena de Figueiredo, Gonçalo Pedroso de Barros, Helena Mussa de Moraes, Hélio Malouf, Humberto Stabilito, Iracema Cabral de Deus, Iraci Pinto da Silva, José Cassiano de Oliveira, José Maria Pereira Leite, José Simeão Rodrigues, Josefina da Cruz Coelho, Luzia Amorim, Maria Caterina Pereira Maciel, Maria Conceição de Campos, Maria Erotides Kneip, Maria Izabel da Silva, Maria Lucia de Almeida Barros, Maria Nilza Nassarden, Margaria Xavier Dorileo, Mary Conceição de Campos, Mary Felfili França, Miracy Santana, Nair da Costa Nepomuceno, Neti Godoy de Figueiredo, Oneide Amorim, Paulina P. do Nascimento, Pedro Santana da Conceição, Petrópolis Gonçalves da Silva (Fião), Sebastião José Fio da Costa, Suize Monteiro de Leon Bordest.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também