Prefeitura de Várzea Grande e Corpo de Bombeiros lançam 2º concurso de desenho e redação sobre combate às queimadas

Secom/VG

Secom/VG

Prefeitura de Várzea Grande e Corpo de Bombeiros lançam 2º concurso de desenho e redação sobre combate às queimadas

A prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) em parceria com o 2° Batalhão de Bombeiros Militar lançaram, ontem (28), o 2º Concurso de Desenho e Redação com o tema “Eu digo não às queimadas! Diga você também”.

Conforme as duas instituições envolvidas, o objetivo é fomentar a produção artística e intelectual dos alunos da rede municipal de educação e criar uma consciência coletiva para o combate aos incêndios.

O lançamento teve como cenário o Parque Ecológico Bernardo Berneck e contou com apresentação do Coral Canto e Encanto, composto por alunos da Escola Municipal de Educação Básicos (EMEB) ‘Salvelina Ferreira da Silva’, inseridos no projeto municipal de Escola em Tempo Ampliado (ETA).

Durante o lançamento, os vencedores da edição passada do concurso relatam suas experiências em contribuir para disseminação da Educação Ambiental. Entre eles estava Ana Sofia Maciel Santana, aluna do 4º ano na EMEB ‘Honorato Pedroso de Barros’, que ficou em primeiro lugar no concurso de desenho do ano passado. “Eu aprendi que a gente não deve botar fogo porque isso pode prejudicar a gente, prejudicar as pessoas que têm problemas de respiração. Eu aprendi muito com os bombeiros ao ver o trabalho deles porque eles salvam as nossas vidas, salvam os animais e a natureza. E todos podem fazer isso”, disse.

Quem também deu seu depoimento foi Sara Meurer, aluna do 4º ano na EMEB ‘Aristides Pompeo de Campos’. No ano passado, ela ficou em terceiro lugar na categoria desenho. “Pra mim foi muito legal! Eu amei passear pelo quartel dos bombeiros. É muita inspiração. Eu incentivo muitas pessoas a não queimar as árvores. Meus pais não colocam fogo em mais nada”, afirma.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Várzea Grande, tenente coronel bombeiro Rafael Ribeiro Marcondes, trabalhar a prevenção às queimadas por meio da educação das crianças é uma forma indireta, porém, muito impactante porque traz mudança de cultura. “Aquele jargão que diz que as crianças são o futuro da nação é pura verdade. Pensar no futuro é justamente cuidar das nossas crianças, é educar para que elas levem isso pra frente, levem isso para suas vidas. Então, fazer parte desse momento, fazer parte da história dessas crianças. Elas com certeza vão ter lembranças desse momento ao longo da sua vida. Para nós é uma imensa satisfação e um grande privilégio fazer parte desse processo”, disse.

Segundo Marcondes, Mato Grosso é referência mundial em gestão de incêndios florestais. “Só que de nada adianta a gente ter toda uma estrutura, ter recursos e equipamentos, se a sociedade não fizer a sua parte. É uma responsabilidade de todos. Vencer esse desafio passa por um processo longo de educação, de mudança de cultura”, avalia.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, enfatizou a satisfação em lançar a segunda edição do concurso de desenho e redação em parceria com a SMECEL e com o Corpo de Bombeiros. “Este concurso já é um sucesso, uma vez que no ano passado, por conta da pandemia, limitamos o concurso apenas para as escolas que integram o ETA e, neste ano, ampliamos a possibilidade de participação para todas as unidades da rede municipal de ensino. É um projeto inovador e temos certeza de que um grande trabalho será desenvolvido ao longo dos próximos meses, levando a mensagem da prevenção e do combate às queimadas para toda a população através das crianças”, disse.

A subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice de Barros Silva, destacou o compromisso do prefeito Kalil Baracat e do secretário Sílvio Fidelis na luta contra as queimadas urbanas. “Essa é uma ação preventiva de muita importância. Nós estamos plantando a sementinha em nossos alunos para um futuro melhor”, afirmou. Maria Alice salientou ainda a contribuição que a iniciativa vai gerar entre os estudantes. “Vamos realizar este concurso no qual estamos capacitando nossas crianças para enfrentar o desafio de estarem escrevendo e também de estarem competindo, pois isso faz parte da vida, saber perder, saber ganhar e levantar a cabeça e tocar em frente”.

O CONCURSO  – As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelas diretorias das escolas, entre os dias 28 de julho a 5 de agosto. Poderão participar os alunos do 1º ao 9º anos, regularmente matriculados e presentes em qualquer uma das 66 EMEBs da rede pública municipal de Várzea Grande.

Os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental poderão concorrer na modalidade “Desenho”, enquanto os estudantes do 6º ao 9º anos concorrerão com trabalhos do tipo “Redação”. O envio dos trabalhos para a Superintendência Pedagógica – setor de Educação Ambiental – deverá ser protocolado de 19 a  21 de setembro de 2022.

A entrega dos prêmios para os vencedores ocorrerá no dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, às 9h, no Parque Ecológico Bernardo Berneck. Os alunos finalistas (1º, 2° e 3° lugar) de cada categoria receberão Certificado de Premiação e Reconhecimento emitidos pelo 2° Batalhão de Bombeiros Militar/VG, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. Além disso, os primeiros colocados de cada categoria receberão uma bicicleta cada um, enquanto que o 2º e 3º colocados  de cada categoria receberão tablet e mochila, respectivamente. Também haverá premiação para os professores orientadores dos alunos finalistas, que  receberão Certificados de Premiação e Reconhecimento emitidos pelos realizadores do concurso.

PALESTRAS – Como parte do projeto, todas as 66 escolas municipais de Várzea Grande (até mesmo as que não se inscreverem no concurso) receberão uma palestra ministrada pelo 2° Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande e técnicos da SEMMADRS e SMECEL, para despertar o interesse dos alunos sobre o tema.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Adriana Anunciação, o concurso vem ao encontro do contexto climático vivido neste período do ano na região Centro-Oeste. “Por ser um período de seca e com aumento do número de incêndio, queremos levar para essas crianças e adolescentes as experiências do Corpo de Bombeiros sobre as queimadas para que eles tenham esse conhecimento e possam expressar, em forma de redação ou desenho, o que eles pensam sobre o assunto e dizer o porquê eles dizem não às queimadas”, afirma.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também