Prefeitura de Rondonópolis começar a receber lotes de vacina antirrábica

Foto: Assessoria

A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Rondonópolis (UVZ) acabou de receber um lote com 14 mil doses da vacina antirrábica. Com a confirmação do recebimento das doses a Secretaria Municipal de Saúde está elaborando um plano para fazer a aplicação em cães e gatos de uma forma que garanta a segurança dos proprietários por conta do contágio do novo coronavírus.

Os profissionais da UVZ vão começar a partir da semana que vem fazer a visitação nas propriedades da zona rural de Rondonópolis, iniciando pela região do Globo Recreio, informou que o coordenador da UVZ, Wagner Santos. Só após a imunização dos animais da zona rural é que deve começar a vacinação nos animais que vivem na cidade.

Está prevista a chegada de um novo lote contendo nove mil doses da vacina para a próxima semana o que garante a cobertura de boa parte dos animais domésticos presente na cidade. Enquanto isso, Wagner Santos contou que os pets que estão passando pela cirurgia de castração oferecida gratuitamente pelo município já estão recebendo a vacina e voltando para casa imunizados.

A dinâmica da aplicação das vacinas esse ano deve ser diferente devido a pandemia da Covid-19. A Saúde e a UVZ estão estudando a melhor forma para atender a necessidade de imunização dos animais e vai comunicar a população assim que tiver uma definição, o que deve acontecer em breve.

No ano passado o Ministério da Saúde não enviou nenhuma dose da vacina antirrábica, por isso os animais domésticos ficaram sem tomar a vacina disponibilizadas nas campanhas nacionais.

Posse do Conselho

Nesta sexta-feira (05) às 9 horas acontece a posse dos integrantes do Conselho de Reabilitação de Animais Abandonados de Rondonópolis que vai ser o responsável por determinar as diretrizes sobre o funcionamento e escolha dos animais que serão acolhidos no Abrigo de Animais Abandonadas de Rondonópolis que está em fase final de construção.