A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, anunciou o início de um processo de licitação para o sistema de estacionamento rotativo pago no município, conhecido como Rotativo Rondon . A iniciativa mostra que poderá haver troca de empresa operadora do sistema, a atual empresa contratada está com o concessão desde 2014, quando o atual estacionamento rotativo começou a operar.
Nos últimos meses, prefeitura e empresa, promovem um embate sobre valores. O município alega que a operadora deve recursos ao município e a empresa entende que os valores não são os apresentados pela prefeitura.
Como parte do processo, a Secretaria está realizando um levantamento de mercado para identificar tecnologias e soluções operacionais que garantam o melhor custo-benefício e eficiência no gerenciamento do estacionamento rotativo. Os interessados têm 10 dias úteis para apresentar suas propostas, que podem ser demonstradas presencialmente ou por videoconferência.
O Edital de Chamamento Público já está disponível e detalha as especificações e áreas de operação, priorizando soluções econômicas, funcionais e sustentáveis.
Dados do Sistema e do Município
Atualmente, o sistema opera com:
1.659 vagas para carros
634 vagas para motos
Esses números deverão ser ampliados conforme a demanda. Segundo os dados mais recentes, até setembro de 2024, Rondonópolis possui uma frota registrada de:
98.768 carros e caminhonetes
87.438 motos
Com uma população estimada de 259.167 habitantes, o município busca atender às necessidades de mobilidade em sua área de maior movimentação: o quadrilátero central, delimitado pelas ruas João Pessoa e Dom Pedro II, e pelas avenidas Dom Wunibaldo e Bandeirantes.





