O prefeito eleito, Cláudio Ferreira (PL), e o vice, Altemar Lopes (PODE), serão diplomados hoje, a partir das 9h, em cerimônia que ocorrerá na Câmara Municipal.
O evento também marcará a diplomação dos 21 vereadores eleitos. Os suplentes, no entanto, não receberão os diplomas nesta ocasião. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Maria Aparecida Ribeiro, deverá conduzir a cerimônia.

Cláudio Ferreira e Altemar Lopes tiveram as contas de campanha aprovadas pelo juiz da 10ª Vara Eleitoral de Rondonópolis, Rhamice Ibrahim Ahmad Abdallah, e estão aptos a serem diplomados hoje.
O magistrado seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral e aprovou as contas com ressalvas. Em sua decisão, apontou uma irregularidade descrita no parecer conclusivo: a extrapolação do limite de 18% do total de gastos de campanha, infringindo o que dispõe o Art. 42, II, da Resolução TSE nº 23.607/2019.
Leia mais sobre o assunto: Com presença de presidente do TRE; diplomação tem nova data em Rondonópolis
“Diante da extrapolação do limite de gastos em despesas com aluguel de veículos automotores custeadas com Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), configurando gasto irregular, determino o recolhimento do valor extrapolado de R$ 7.617,51 ao Tesouro Nacional, nos termos do Art. 79, § 1º, da Resolução TSE nº 23.607/2019, o qual deverá ser recolhido no prazo de cinco dias úteis, contados da intimação desta decisão”, determinou o juiz.
Ele acrescentou que “a jurisprudência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) admite a aprovação com ressalvas de contas que contenham irregularidades de pequeno impacto, desde que sejam justificadas e não comprometam o controle ou a transparência das movimentações financeiras”.





