Prefeito decreta luto oficial por três dias pela morte do Dr. Hans-Josef Mürtz

Da Assessoria

Da Assessoria

Prefeito decreta luto oficial por três dias pela morte do Dr. Hans-Josef Mürtz

O prefeito José Carlos do Pátio assinou na manhã desta terça-feira (21), o Decreto Municipal Nº 11.777/ 2023 que declara “Luto Oficial” por três dias no município de Rondonópolis (19, 20 e 21), em decorrência do falecimento aos 93 anos de idade do benemérito social Dr. Hans-Josef Mürtz, fundador da Fundação KoBra – Kobleinz/Brasil, ocorrido no último dia 19.

Pátio ainda bastante consternado com a notícia do passamento de Josef Mürtz que na década de 1986 criou uma associação beneficente; a Associação KoBra na Alemanha e posteriormente criou a Fundação KoBra em 1989, que é uma entidade sem fins lucrativos sediada em Rondonópolis, que muito tem investido na área social do município, sendo que “KoBra” é uma junção do nome de sua cidade na Alemanha, Koblenz e, Brasil, e então decidiu pela justa homenagem póstuma ao grande benemérito alemão.

Conforme consta, em 1986 Hans já integrava o Lions Club de Neuwied-Andernach (Alemanha) e desde aquela época através da Associação dos Amigos do Brasil já prestava relevantes serviços ao município de Rondonópolis, auxiliando nas obras sociais do Padre Lothar Bauchrowitz e a Cáritas Diocesana.

Vale destacar ainda que José Mürtz era membro da “Foundation Obra Kolping” desde a sua juventude na Alemanha, vindo a construir junto com os Padres João Henning e Lothar Bauchrowitz o Centro de Formação da Obra Kolping na grande Vila Operária.

Aqui na cidade ao lado do Padre Lothar Hans atuou fortemente angariando e trazendo recursos oriundos de beneméritos da Alemanha empregados na construção e manutenção de creches, contribuiu com a construção através de mutirões de casas para famílias de baixa renda, além de acompanhar a evolução de centenas de crianças adolescentes e suas famílias, trazendo mais de R$ 20 milhões para serem investidos em projetos sociais rondonopolitanos.

Na verdade o trabalho social/humanitário de Hans-Josef vem associado ao trabalho da esposa Dorothea Doppelfeld (DorisMürtz) que foram os idealizadores e fundadores da Associação KoBra.

Segundo consta a primeira entidade assistencial KoBra foi fundada em 1985 em Ingelheim, na Alemanha, e atualmente são três organizações funcionando em território alemão, com o foco de ajudar os mais necessitados em Rondonópolis, através de cursos de profissionalização, apoio às vocações religiosas e ainda na parceria com a Associação Alemã aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW) no tratamento da hanseníase.

Lembrando que a atuação social desse grupo de alemães no Brasil começou em uma favela em São Paulo, mas, após alguns contratempos, acabou surgindo a oportunidade de beneficiar Rondonópolis, a partir de um convite do padre Lothar Bauchrowitz.

Depois da criação da associação em Ingelheim, vieram a criação da Associação Koblenz-Brasil e da Fundação KoBra.

Nesses cerca de 37 anos de ajuda, os benfeitores alemães contabilizam mais de R$ 20 milhões investidos em Rondonópolis. Os recursos são resultantes de doações oriundas principalmente de cidadãos alemães de condições menos abastadas, que altruisticamente economizam dinheiro para ajudar o próximo. A Associação KoBra na Alemanha possui mais de 300 associados.

Ressaltando que com o trabalho de angariação de recursos na Alemanha, foi possível construir em Rondonópolis oito creches, mantendo os funcionários durante vários anos; e ajudar na construção de grande parte do Centro de Formação da Obra Kolping; além de construir, em parceria com a Cáritas de Rondonópolis, mais de 300 casas populares para pessoas carentes.

Com esses recursos ainda foi possível ajudar na construção dos dois Centros Juvenis KoBra (Vila Operária e Vila Mineira); ajudar na construção do Seminário “Jesus Bom Pastor”; e apadrinhar centenas de crianças com ajuda financeira; além de várias outras iniciativas importantes.

Como justificativa para a homenagem póstuma do luto oficial na cidade, o prefeito explicou: “nós homenageamos o Dr. Hans-Josef Murts pelo muito que somos gratos ao seu trabalho humanitário, bem como pela sua ampla atuação social no Estado de Mato Grosso, e mais especificamente no município de Rondonópolis, que lhe é imensamente grata, bem como pela consternação geral e o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emerge pela perda deste ilustre cidadão exemplar, de conduta íntegra e respeitável”, externou o prefeito.

Destacando que quando era deputado estadual em 2003, Pátio chegou a conceder um título de Cidadão Mato-grossense ao Dr. Hans-Josef Mürtz e novamente o homenageou em 2015 com uma Moção de Congratulação, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Mato Grosso, e a Rondonópolis.

Dr. Hans-Josef e a esposa Dóris Mürtz

+ Acessados

Veja Também