O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), caso confirme a candidatura da primeira-dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Croco Ferreira, a deputada estadual nas eleições do ano que vem, tentará quebrar uma escrita histórica.
Até hoje, nenhum prefeito de Rondonópolis, no exercício do mandato, conseguiu eleger a esposa para um cargo legislativo. Em 2002, por exemplo, o então prefeito Percival Muniz lançou a ex-primeira-dama Ana Carla Muniz como candidata a deputada estadual. Naquela eleição, ela ficou como primeira suplente do PPS, com 19.129 votos, apenas 756 votos atrás de João Malheiros, que conquistou a vaga. Apesar de não ter sido eleita, Ana Carla chegou a assumir a cadeira durante o período de licença de Carlos Brito.

Nas eleições de 2022, o então prefeito Zé Carlos do Pátio lançou a esposa Neuma de Moraes para disputar uma vaga na Câmara Federal. Ela foi a mais votada em Rondonópolis, com 29.614 votos, e obteve um total de 44.931 votos no Estado. O número, no entanto, não foi suficiente para garantir a eleição, já que o PSB, partido ao qual era filiada, não alcançou o quociente necessário para conquistar uma cadeira.

Vale ressaltar que a ex-primeira-dama Teté Bezerra foi eleita deputada federal em 1994, pelo MDB. Contudo, naquele processo eleitoral, o marido dela, o ex-prefeito Carlos Bezerra, já estava fora do mandato. Bezerra havia renunciado no início de 1994 para disputar uma vaga no Senado Federal, sendo eleito naquele mesmo ano.






