Prefeito assina termo de interesse pela instalação do Escritório Social de Rondonópolis

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Prefeito assina termo de interesse pela instalação do Escritório Social de Rondonópolis

Compartilhe:

O poder judiciário deu um passo importante para a implantação do Escritório Social de Rondonópolis (ESR) com a manifestação de interesse do prefeito José Carlos do Pátio colocando o município como parte integrante do projeto.

A assinatura do termo de interesse aconteceu na manhã desta terça-feira (17) em uma cerimônia liderada pelo desembargador Orlando Perri e que reuniu juízes, defensores públicos, vereadores, secretários municipais e representantes da subseção da OAB no Tribunal do Juri de Rondonópolis.

O Escritório Social é uma ferramenta que proporciona apoio as pessoas que estão saindo do sistema prisional, com serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, amparo as famílias do ex-preso, capacitação e encaminhamento profissional e educacional.

Rondonópolis é uma das primeiras cidades do interior do Estado a instalar uma unidade do Escritório Social e a partir da assinatura do termo de interesse o poder judiciário vai elaborar o termo de adesão que efetiva a participação dos serviços públicos oferecidos pelo município aos egressos do sistema prisional.

O prefeito José Carlos do Pátio lembrou que, atualmente, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) já acolhe reeducandos que fazem parte do convênio firmado com a Fundação Nova Chance. Eles estão trabalhando na manutenção de vias e também na construção civil.

“A principal forma de combater a criminalidade é dar assistência aos egressos do sistema prisional. O Escritório Social faz isso a partir dos seis meses que antecedem a saída para o semiaberto. É um poderoso instrumento para reduzir a reincidência aos crimes”, destacou o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (GMF-MT), desembargador Orlando Perri.

Com abertura do ESR na cidade, a princípio a Prefeitura deve envolver no projeto as Secretarias Municipais de Governo, Promoção e Assistência Social, Ciência e Tecnologia, Gestão de Pessoas e Meio Ambiente.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp