Porque algumas pessoas têm “alergia” durante os treinos?

Picture of João Lombardi

João Lombardi

Porque algumas pessoas têm “alergia” durante os treinos?

Compartilhe:

É muito provável que você conheça alguém que tenha ou até mesmo já tenha vivenciado reação alérgica durante o treino. Ela é aquela coceira e vermelhidão que em alguns momentos pode inclusive causar um “empelotamento” da pele, geralmente em região de face, tronco e dobras. Porém, diferente de outras reações alérgicas, essa se apresenta durante o esforço.

O nome técnico dessa condição é urticária colinérgica, e a fisiopatologia ainda não é totalmente compreendida. Acredita-se que seja uma resposta exagerada ao neurotransmissor natural do nosso corpo chamado acetilcolina em um momento de demanda aumentada do corpo como o esforço físico. Já a urticária alérgica, é causada por uma célula específica da imunidade chamada mastócito que secreta uma substância chamada histamina, isto é, mecanismos diferentes.

É importante citar que a urticária colinérgica não é exclusiva do exercício físico e esporte. Mudanças bruscas na temperatura e estresse também são causas conhecidas dessa condição e possivelmente ela tenha um fator genético.

É importante que o diagnóstico seja feito por um médico para que seja efetivamente documentada a condição e eliminado os diagnósticos diferenciais. O tratamento é tentar controlar os fatores desencadeantes e tratamento medicamentoso quando indicado, já que alguns casos, apesar de não ter gravidade na quase totalidade dos casos, pode incomodar e atrapalhar os treinos e principalmente em competições. Quem tem essa condição sabe o quanto pode ser desagradável!

Procure sempre um profissional de saúde!

Dr. João Lombardi é médico do exercício e do esporte pela Unifesp, Pós em fisiologia do exercício e metabolismo pela USP de Ribeirão Preto, mestrando pela UFMT, médico do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio, médico assistente do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor do Instituto Lombardi, em Cuiabá (MT).

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp