Por que muitos estudantes fazem sua formação médica em Cuba?

Por que muitos estudantes fazem sua formação médica em Cuba?

Cuba é um país que possui muito destaque na área da saúde. Por causa disso, muitos estudantes buscam fazer faculdade de Medicina no país.

A formação médica em Cuba tende a ser mais barata do que no Brasil e é capaz de formar profissionais capacitados para exercer a medicina.

Entretanto, a formação no país tem suas particularidades, e é preciso conhecê-las antes de decidir fazer uma mudança desse tipo. Neste artigo, você aprenderá um pouco

mais sobre a formação médica em Cuba.

Como é a Medicina em Cuba?

Após a Revolução Cubana, ocorrida no ano de 1959, o país investiu nos setores de base da sociedade. Uma das medidas importantes no país foi a oferta de ensino gratuito em Medicina.

Sendo assim, o país passou a contar com um número cada vez maior desses profissionais. Hoje, a proporção entre médicos e habitantes é a maior dentro da América Latina.

Por causa do elevado número de profissionais, o país implementou um modelo de Medicina preventiva, concentrando-se em prevenir doenças, ao invés de apenas oferecer tratamento.

Dessa forma, o país se consagrou como uma autoridade em Medicina nas Américas, o que faz com que muitos estudantes decidam estudar no país.

Como estudar Medicina em Cuba?

Primeiramente, o estudante deve passar por um processo seletivo, que começa com a necessidade de apresentar diversos documentos à embaixada cubana no Brasil.

Os documentos são: certificado de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar, fotos, certidão de nascimento, atestado de saúde e certidão de antecedentes criminais.

Ademais, é preciso pagar uma série de taxas e enviar o comprovante à embaixada cubana. Também é necessário contratar um seguro saúde do país.

É possível candidatar-se em qualquer período do ano. A candidatura é feita diretamente com o SMC Salud, a organização que cuida do processo, e a resposta é dada em até 30 dias.

Deve-se pedir, também, um visto acadêmico de residência à embaixada cubana no Brasil. É possível conseguir esse visto mostrando a carta de aceitação e alguns documentos pessoais.

Vale notar, entretanto, que o estudante pode entrar em Cuba com visto de turista e alterar seu status de imigração na chegada ao país, caso não consiga o visto acadêmico no prazo adequado.

Como é o curso de Medicina em Cuba?

O curso dura 6 anos, além de mais quatro meses de prática médica opcional (chamado no país de período pré-médico).

Antes de começar o curso, contudo, o aluno deve passar em um exame oral e em um escrito de espanhol. Caso não seja aprovado, deve fazer um curso preparatório no idioma para poder estudar na faculdade.

Primeiramente, o aluno cursa dois anos de ciclo básico e pré-clínico, aprendendo disciplinas como Histologia, Anatomia, Fisiologia e outras. Há, também, atividades semanais em postos de saúde.

Além disso, ele passa quatro anos dedicando-se à área clínica. Nesse período, ele faz vários estágios em hospitais e em postos de saúde.

Com o foco de Cuba, é na Medicina preventiva, há uma atenção especial às aulas de Medicina Geral Integral (conhecida como Medicina da Família, no Brasil).

Quais as vantagens de estudar Medicina em Cuba?

Em Cuba, não há vestibular para ser aprovado, o que facilita a aprovação de muitos alunos que não querem lidar com a preparação para o vestibular.

Outrossim, os gastos com mensalidades no país são muito inferiores aos gastos do curso de Medicina no Brasil.

Outro ponto importante é que, caso o estudante consiga comprovar que possui baixa renda, é possível receber uma bolsa de estudos do governo cubano para que ele consiga realizar a graduação.

No entanto, o processo para concessão de bolsa é um pouco demorado e, de forma geral, ela só é concedida a jovens de tribos indígenas, a participantes do Movimento Sem Terra e a habitantes do sertão.

Quanto custa para estudar em Cuba?

De fato, os custos de estudar em Cuba são muito menores do que no Brasil. Por exemplo: o valor gasto ao longo de todo o curso é de pouco mais de 50 mil dólares.

Esse valor é um pouco menor no primeiro ano e vai aumentando conforme o tempo passa, mas a faixa de valor pago permanece nessa faixa.

O valor anual pode ser pago em até três vezes: uma no início do curso, outra no fim do primeiro semestre de estudos, e o último antes de seus exames.

Ou seja: os gastos mensais com o curso em Cuba ficam em cerca de 700 dólares por mês. Fazendo a conversão, fica claro que é um valor muito mais acessível do que se paga nas faculdades particulares de Medicina no Brasil.

+ Acessados

Veja Também