Por que é importante ter dados da web para a indústria de viagens?

Por que é importante ter dados da web para a indústria de viagens?

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O segmento de turismo é um dos que mais cresce no mundo. E cada vez mais, as pessoas utilizam a internet para realizar pesquisas, buscas e planejar toda a sua viagem. Isso significa que, ao ter acesso a esses dados, as companhias áreas, hotéis e empresas de turismo poderão realizar marketing direcionado a esses potenciais clientes, bem como, poderão ter acesso aos preços e disponibilidades dos concorrentes.

Mas o que isso significa? Significa um mundo de possibilidades, além de estar sempre um passo a frente de todos os seus concorrentes. Atualmente, os dados são uma das maiores vantagens que uma empresa pode possuir, usufruí-lo de maneira produtiva pode ser o passo necessário para alavancar seus negócios. Vamos esclarecer um pouco mais sobre como otimizar dados da web para viagens.

Os dados podem ser aliados do crescimento no setor de turismo?

O setor de turismo envolve não somente as companhias de passagens aéreas, como também, redes de hotéis, bares, restaurantes, locadoras de carros, além de uma dezena de outras empresas que participam de todo o produto final que é o “pacote de viagens”.

Aprimorar a experiência de viagem para os clientes é uma excelente maneira de captar não somente mais interessados, como também de estar sempre a frente de empresas concorrentes. Mas, como realizar tal ato? É bem simples, na verdade, milhares de pagamentos e processamentos de informações são realizadas a cada segundo.

Todas essas informações são compiladas em dados, a análise desses dados nos permite saber o perfil de consumo de cada usuário, e a oferta de um pacote personalizado para ele. Com isso, é possível modelar com a mais alta confiabilidade os hábitos de consumo de cada cliente, o que auxiliará no momento da venda.

Assim, é possível saber as preferências do viajante, e com essas informações oferecer o pacote que mais se encaixará nas predileções dele. Como? Com a otimização dos dados recolhidos. Os dados são compilados e logo em seguida analisados, oferecendo um perfil de consumo sobre cada usuário, as páginas que ele acessa, os gostos e predileções na hora de escolher locais e muito mais.

Com esses dados, e uma análise sobre o perfil dos seus concorrentes, é muito mais fácil oferecer o melhor pacote, com as melhores vantagens e com o perfil do consumidor. Por exemplo, você pode verificar que o consumidor optou por alugar um automóvel na última viagem.

Com isso, você já pode oferecer um pacote de venda de passagem com aluguel de carro. O mesmo vale para hotéis, passeios, bares e restaurantes. Com base no perfil de consumo do usuário, a oferta de pacote é personalizada para ele, tornando praticamente inegável a escolha do pacote, bem como, a experiência de viagem dele se tornará melhor, o que lhe garantir críticas positivas, e consequentemente mais clientes.

Nessa ótica, com tudo isso podemos dizer que sim, os dados são um dos maiores aliados do setor de turismo, alavancando o marketing com estratégias direcionadas, impulsionando as vendas e melhorando os números do setor.

Como os dados do setor de turismo são compilados?

Quando um usuário realiza um pagamento, acessa um site, comenta nas redes sociais ou busca passagens aéreas, tudo isso deixa informações e rastros na internet, e são esses dados que são compilados. Com a coleta de dados é possível monitorar como os clientes pesquisam e planejam as viagens, quais são as tendências da indústria, os preços dos concorrentes e as avaliações nos sites.

Nesse passo, ferramentas de compilação de dados juntam todas as informações em um documento, no qual é possível fazer uma análise e extrair informações precisas sobre o perfil de consumo de cada usuário. Com a otimização desses dados é possível, ainda, prever tendências e ganhar uma maior visibilidade sobre seus concorrentes.

Assim, com uma compilação de dados é possível ter acesso a um mar de informações que lhe garantirão as melhores estratégias do setor, com passos inovadores e decisões pautadas em conhecimento sobre seus concorrentes.

Pontos positivos do uso de dados da web para indústria de viagens

Nesse ponto, já deve ter ficado claro a importância da compilação de dados da web para o setor de viagens. Na era em que, informação é poder e permite saltar na frente da concorrência, estar atento as tendências do mercado fará com que você se mantenha no segmento. Afinal, todos os dias novas concorrentes surgem no mercado

Além disso, conhecer seu público auxilia na criação de estratégias direcionadas, com melhor aproveitamento e poupando recursos. Receitas essas que podem ser melhor aproveitadas se orientadas de forma correta. Com tudo isso, podemos dizer que o uso de dados da web pelo setor de turismo apresenta inúmeros pontos positivos, entre eles podemos destacar:

  • Otimização de estratégias: com campanhas direcionadas para o público-alvo, para captação de novos clientes e manutenção dos já existentes;
  • Comparação de preços: com a compilação dos dados é possível monitorar os preços dos concorrentes, com a definição de preços mais competitivos e atraentes;
  • Histórico de disponibilidade: é possível ir além e monitorar disponibilidade dos concorrentes, comodidades, mudanças de classificação e mais;
  • Perfil do consumidor: com os dados das opiniões dos clientes em redes sociais, portais e páginas da internet é possível saber aonde ele foi, o que achou do local, o que consumiu e com isso traçar suas preferências;
  • Monitoramento de seguidores: observe quem os clientes estão seguindo, se eles apreciaram a experiência com a empresa e os comentários que deixaram na página;
  • Possibilidade de personalização: com as informações obtidas é possível personalizar a experiência, servindo um pacote totalmente voltado para as predileções do cliente;
  • Visibilidade de tendências: é possível seguir dados de tendências para prever onde figura o interesse de viagens dos clientes;
  • Monitore sua campanha: há a possibilidade de monitoramento da sua própria campanha, observando como anda a recepção dela na internet;
  • Influenciadores: possibilidade de monitoramento de influenciadores para obter informações sobre os principais pontos de visitas e recomendações que estes fazem, com a possibilidade de contratação destes para atingir o público.

Com todos esses fatores, os dados da web são de fundamental importância para todo o segmento do turismo, alavancando os negócios com relação aos concorrentes, observando tendências do mercado e monitorando as predileções dos clientes para compor perfis com alta confiabilidade.

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