Politec localiza dispositivo com chip utilizado no furto de energia em indústria

Politec localiza dispositivo com chip utilizado no furto de energia em indústria
Assessoria

Politec localiza dispositivo com chip utilizado no furto de energia em indústria

Um dispositivo eletrônico com chip telefônico, utilizado para a manipulação de consumo de energia foi identificado por peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), nesta quarta-feira (14.08).

Ele estava instalado irregularmente ao sistema de medição de energia de uma indústria alimentícia no Distrito Industrial, em Cuiabá. O mecanismo era acionado por telefonia móvel (ligação ou SMS), manipulando o registro de consumo.

“O dispositivo funcionava de tal maneira que, quando acionado via telefonia móvel, havia a abertura dos relés (interruptor), que impedia a passagem de corrente elétrica para o medidor, fazendo com que o medidor não registrasse consumo de energia da unidade consumidora. Para controlar o dispositivo é necessário ter os números telefônicos dos chips. O operador do dispositivo poderia controlar os períodos em que o medidor faria o registro do consumo e os períodos que o medidor não faria. O dispositivo foi retirado e será encaminhado a autoridade requisitante”, constatou o perito no laudo pericial.

A perícia foi requisitada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf),que conduziu o representante da indústria em flagrante após a constatação da fraude.  De acordo com a Energisa, a empresa deixou de faturar cerca de R$ 2 milhões em consumo de energia.

De janeiro a agosto deste ano a Gerência de Perícias de Engenharia Legal e Meio Ambiente realizou 70 perícias de furto de energia na capital e baixada cuiabana.

+ Acessados

Veja Também