Poliomielite: cobertura vacinal em Rondonópolis está abaixo dos 10%

Picture of Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Foto por: Secom | MT

Poliomielite: cobertura vacinal em Rondonópolis está abaixo dos 10%

Compartilhe:

Rondonópolis tem um público-alvo a ser vacinado contra a poliomielite de 14.499 crianças. Porém, mesmo com uma ampla campanha de vacinação, a cidade ainda não conseguiu atingir 10% de cobertura vacinal contra a doença.

Segundo dados da Prefeitura, somente 9,58% das crianças com idade de 1 a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) recebeu o imunizante no município.

O dado é preocupante e segue uma tendência dos últimos anos, quando a cobertura vacinal infantil na cidade começou a cair. Os fatores são vários, e vão desde negligência de pais ou responsáveis até fake news sobre a segurança das vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde tem feito esforços para chegar ao maior número de crianças imunizadas. A vacina da gotinha, como é popularmente conhecida, está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Deixe um comentário

Veja Também