A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis, cumpriu nesta segunda-feira (20), dois mandados de prisão no município. As ações integram a Operação Tolerância Zero, iniciativa do Governo do Estado lançada em novembro de 2024, com o objetivo de combater a criminalidade de forma rigorosa e abrangente, enfrentando o crime organizado, as facções criminosas e reduzindo os índices de violência em todo o território mato-grossense.
Durante uma das diligências, os policiais prenderam um homem de 26 anos, condenado pelo crime de latrocínio. O mandado, expedido pela 2ª Vara Criminal de Rondonópolis, estabelece pena de 28 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado.
Crime e investigação
O caso está relacionado a um roubo ocorrido em fevereiro de 2023, que resultou no homicídio de um caminhoneiro. O corpo da vítima, identificado como Antônio Marcos Alves, de 52 anos, foi localizado em março de 2023, em avançado estado de decomposição, sob uma ponte no município de Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá.
As investigações apontaram que o caminhoneiro foi abordado por uma associação criminosa envolvida em roubos de cargas agrícolas na região sul do Estado. O crime foi desvendado durante a Operação Vida Dupla, deflagrada em março de 2023 pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Rondonópolis, com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina.
Na ocasião, foram cumpridos 13 mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Rondonópolis, Campo Verde (MT) e Jaguaruna (SC). A operação teve como alvo o mandante do roubo seguido de morte, considerado o principal responsável pelo crime que vitimou o caminhoneiro.
Segundo as investigações, a vítima saiu de Comodoro (MT) transportando uma carga de fertilizantes com destino a Rondonópolis, mas foi interceptada e morta pelo grupo criminoso. O caminhão foi localizado, abandonado em Campo Verde, e a carga recuperada em uma propriedade rural da região.
Prisão por estelionato
Em outra ação, a equipe da DHPP de Rondonópolis, em apoio à Polinter de Cuiabá, deu cumprimento a um mandado de prisão contra um homem de 32 anos, expedido pela 4ª Vara Criminal de Rondonópolis. O mandado foi emitido por regressão cautelar de regime, em decorrência de condenação pelo crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal.
O suspeito foi localizado no momento em que embarcava em uma van comercial, prestando serviço para uma empresa de engenharia civil, com destino ao Estado do Mato Grosso do Sul.
Após as prisões, ambos os condenados foram encaminhados à delegacia, apresentados à autoridade policial e colocados à disposição da Justiça.
A Polícia Civil de Mato Grosso reafirma seu compromisso permanente com o combate à criminalidade organizada, atuando de forma integrada para desarticular facções e grupos criminosos envolvidos em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, roubos, furtos, estelionatos e homicídios — contribuindo para a segurança e a paz social em todo o Estado.





