A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, deflagrou nesta quinta-feira (09.10) a Operação Abigeatus , com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação de furto de gado em propriedades rurais da região.
As ordens judiciais, expedidas pela 3ª Vara Criminal de Rondonópolis, foram cumpridas em diferentes locais: um na cidade de Pedra Preta, contra um homem de 28 anos; um na área rural de Rondonópolis; e outro na cidade de São José do Povo, ambos os últimos endereços ligados a um segundo investigado, de 21 anos.
Origem da investigação
As investigações tiveram início após o registro de um boletim de ocorrência relatando o desaparecimento de 75 cabeças de gado de uma propriedade rural em Rondonópolis. O proprietário informou que, inicialmente, notou o sumiço de cerca de 35 animais, mas não registrou o fato na época por não ter certeza de quem seria o responsável.
Meses depois, o comunicante foi informado por terceiros de que um peão de uma fazenda vizinha — identificado como o suspeito de 21 anos — havia sido preso por furtos de gado e ração em outras propriedades da região. Diante disso, a vítima procurou a Polícia Civil para formalizar a denúncia.
Durante as diligências, foi constatado que o outro suspeito, de 28 anos, que trabalhava para a vítima, também poderia estar envolvido no crime. Em nova contagem realizada em 28 de julho de 2025, o fazendeiro verificou o desaparecimento de mais 40 cabeças de gado, totalizando 75 animais furtados.
Ação policial
Na operação desta quinta-feira, foram apreendidos aparelhos celulares dos investigados, que serão submetidos à perícia. As investigações seguem em andamento, e novas diligências serão realizadas para identificar outros possíveis envolvidos e reunir provas complementares para o inquérito policial.
Fonte: Polícia Civil





