Plataforma Mais Inglês MT é ferramenta inclusiva do Estado para estudantes com dislexia

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Assessoria

Plataforma Mais Inglês MT é ferramenta inclusiva do Estado para estudantes com dislexia

Além de ser acessível e respeitar o ritmo de aprendizado, elementos visuais e de áudio da plataforma beneficiam outras necessidades específicas

A Plataforma Mais Inglês MT, disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) aos estudantes da rede estadual, é uma ferramenta educacional inclusiva e inovadora que auxilia alunos com transtorno de aprendizagem do neurodesenvolvimento e está entre as medidas de inclusão adotadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) que podem ser destacadas neste Outubro Azul e Laranja, mês de conscientização sobre a dislexia.

A plataforma está disponível desde 2022 nos Chromebooks para estudantes a partir do 8º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Equipada com um conjunto abrangente de características adaptadas às necessidades de aprendizagem, o Mais Inglês MT se destaca em várias frentes com sistema de reconhecimento de voz, ajuste de fontes, funcionalidade de áudio acompanhante, controle de velocidade de áudio, além de corretores ortográficos e gramaticais que auxiliam na correção de erros comuns.

Com recursos adaptados e suporte personalizado, a plataforma capacita os estudantes para superarem as dificuldades impostas pela dislexia, permitindo que eles desenvolvam habilidades linguísticas e se tornem mais confiantes no aprendizado. Por outro lado, os professores também estão sendo qualificados para dar o suporte individualizado de acordo com cada necessidade.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que, com uma abordagem inclusiva, a plataforma oferece uma série de recursos, permitindo que esses estudantes superem as barreiras impostas pela dislexia.

“Superar este transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de leitura, escrita e compreensão de textos nas aulas de inglês, acaba contribuindo com o desenvolvimento do estudante também em outras disciplinas”, pontuou.

Segundo ele, uma das principais características da Plataforma Mais Inglês MT é a interface intuitiva e de fácil navegação. “Os estudantes podem personalizar as configurações de acordo com suas necessidades, como a escolha de fontes específicas, tamanho de texto e cores de fundo, facilitando a leitura e evitando fadiga visual com a extensões do Google Chrome”.

A plataforma também oferece exercícios interativos e jogos educacionais que são projetados para ajudar os estudantes a desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês. De acordo com o secretário, “essas atividades são cuidadosamente elaboradas, levando em consideração as dificuldades enfrentadas por estudantes, como a confusão de letras e a dificuldade de decodificar palavras”.

Além de ser acessível e respeitar o ritmo de aprendizado de um estudante disléxico, também é benéfica para estudantes com deficiência auditiva, visual, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem específicas e deficiências motoras.

A personalização do ensino é uma das principais características do Mais Inglês MT, uma das 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as 5 mais bem avaliadas no país até 2032.

“Garantimos que cada aluno tenha uma experiência adaptada às suas necessidades individuais. Desde que implantamos a plataforma, a sala de aula nunca mais foi tratada da mesma forma como se todos fossem iguais. Esta é a inclusão que queremos”, afirmou o secretário.

Outubro Azul e Laranja

Dos dias 8 a 17 de outubro, a Seduc-MT promove uma série de ações de conscientização na Rede Estadual de Ensino sobre a Dislexia, entre elas o Fórum sobre Dislexia na Escola da Defensoria Pública (09), o VIII Simpósio sobre Dislexia de Mato Grosso na Assembleia Legislativa (10) e, no dia 17, será comemorado o Dia D da Dislexia no prédio da Administração Central, em Cuiabá.

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