“Pit Stop” leva informação sobre o combate à dengue e leishmaniose

Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Wheverton Barros/Gcom

“Pit Stop” leva informação sobre o combate à dengue e leishmaniose

Chamar a atenção da população para os perigos que a dengue e a leishmaniose podem causar à saúde, inclusive com risco de morte. Com este objetivo, equipes da Vigilância Epidemiológica realizaram, na manhã desta segunda-feira (27), um “Pit Stop” na região da Praça dos Carreiros, no centro da cidade.

Com Faixas e distribuição de panfletos, as equipes alertaram ao público que transitou pela região da Praça dos Carreiros, na manhã desta segunda-feira, sobre a importância de manter casas e terrenos limpos para combater a proliferação dos mosquitos transmissores das doenças.

“O período chuvoso é ideal para proliferação dos mosquitos transmissores destas doenças. Então, realizamos esta ação aqui na Praça dos Carreiros para chamar atenção do perigo destas doenças e orientar a população sobre os cuidados que podem ter em suas casas para coibir os focos e reduzir os casos na cidade, eliminando possíveis criadouros”, disse Noemi Souza, gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Ela ressaltou que, para combater focos de proliferação dos mosquitos, é fundamental que as pessoas mantenham o quintal limpo, não deixem recipientes abertos que podem acumular água, bem como sacolas plásticas que também acumulam água. “Com as informações objetivamos reduzir os riscos para as duas doenças. Por isso, intensificaremos este trabalho também nos bairros”, disse Noeny, acrescentando que os materiais entregues contêm informações sobre as doenças, os seus sintomas e como se prevenir.

 Segundo ela, além do “Pit Stop”, agentes de endemias também realizaram um trabalho de visitas aos lojistas da região central, levando informações sobre os cuidados e vistoriando para identificar possíveis criadouros do mosquito.

Vacinação

Paralelamente, também acontece ao longo de todo o dia, na Praça dos Carreiros a vacinação antirrábica e o cadastramento de cães e gatos para a castração gratuita pelas equipes da zoonose.

+ Acessados

Veja Também