Pintando a casa: veja como proteger tudo dos respingos da tinta

Pintando a casa: veja como proteger tudo dos respingos da tinta

Você está tranquilo em casa até que repara que a tinta da parede de um dos cômodos está rachada e desgastada. Então, começa a observar as paredes dos outros ambientes da casa e constata que vai precisar renovar a pintura do seu lar. 

Essa situação é corriqueira e mais simples de resolver do que muitos imaginam. Renovar a pintura de uma casa é uma forma prática e econômica de renovar os ambientes e manter a sua casa em um bom estado de conservação.

Só é preciso ter cuidado para não manchar os cômodos e móveis da casa com respingos de tinta. Móveis não tem conserto muitas vezes, o que pode causar um prejuízo econômico considerável. Por isso, antes de buscar as melhores tintas, confira algumas dicas básicas para evitar isso!

Forrar o piso

O primeiro passo para manter a sua casa bem conservada ao renovar a pintura dela é forrar bem o piso. Diferentemente do que muitas pessoas dizem, jornal e plástico não são materiais eficientes para forrar o chão, já que o jornal é frágil e pode facilmente rasgar e o plástico não absorve a tinta. Além disso, ao pisar neste último material, você pode espalhar tinta com a sola do seu calçado.  

O ideal é usar papelão ondulado para cobrir o chão, já que ele absorve rapidamente a tinta e a impede de atingir o revestimento do piso. Quando começar a pintar, inicie pelo teto, já que o que respinga na parede pode ser coberto depois pela pintura (especialmente se a tinta aplicada no teto for clara). 

Também é importante cobrir outras áreas da casa, como aquelas abertas de fiação ou  contendo interruptores.  Lembre-se de que a fiação é um recurso delicado da casa e é muito difícil remover partes de tinta posteriormente.

Guarde ou cubra móveis e proteja portas 

A prioridade é remover os móveis ou guardá-los em caixas, para evitar qualquer dano a eles, porém, quando isso não for possível, você deve cobri-los com papelão, lona e outros materiais do tipo para evitar não só respingos de tinta, mas também arranhões e outros danos.

As portas são outra área bastante afetada pela pintura da casa e podem acabar não recebendo o cuidado de que precisam. Não se esqueça de proteger as maçanetas com papel alumínio e as dobradiças com vaselina líquida. Para proteger os rodapés da tinta, cubra-os com fita crepe. Não se esqueça de renovar cortinas e tapetes — renovar a pintura pode ser inclusive uma oportunidade para lavá-los e repará-los se apresentarem algum problema.

Capriche na escolha da tinta  

É preciso caprichar na hora de comprar as tintas. Uma dica básica é: tintas muito diluídas produzem mais respingos. Por isso, embora sejam econômicos a um primeiro momento, podem provocar desgastes e prejuízos posteriormente, logo, devem ser evitadas.

Outra dica importante é estar atento ao tempo de secagem entre cada uma das mãos de tinta. A pressa é inimiga da perfeição e pode adiar o término da pintura com um bom acabamento. Além disso, pintar muito rápido pode gerar respingos em excesso e prejudicar o acabamento da pintura.

Ao terminar de pintar, passe um aspirador de pó para renovar todas as impurezas do solo, bem como um pano sobre o chão com água e produto de limpeza para higienizar o ambiente. Pintar a casa é importante para manter o seu estado de conservação e pode ser mais fácil e relaxante, desde que você siga as dicas apontadas ao longo do artigo! 

+ Acessados

Veja Também