PF e GAECO/MPMT combatem financiamento ao tráfico de drogas em três estados

Rafaela Lima

Rafaela Lima

PF e GAECO/MPMT combatem financiamento ao tráfico de drogas em três estados

PF e GAECO/MPMT combatem financiamento ao tráfico de drogas em três estados

Em uma ação conjunta, a Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (GAECO/MPMT) deflagraram nesta quarta-feira, 28/02, a Operação Sierra Hotel. O objetivo principal é combater o financiamento ao tráfico de drogas e crimes correlatos nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com as informações divulgadas, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Primavera do Leste/MT, em várias cidades, incluindo Primavera do Leste/MT, Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT, Guarulhos/SP e Rio de Janeiro/RJ.

As investigações apontaram para o uso de empresas sediadas em Primavera do Leste/MT para intermediar negociações suspeitas, envolvendo pessoas físicas e jurídicas de diversas regiões do país no financiamento do tráfico de drogas e delitos conexos.

Os trabalhos investigativos tiveram início em junho de 2021, após a prisão, na cidade do Rio de Janeiro, de três indivíduos flagrados transportando 470 tabletes de substância análoga à maconha em uma ambulância. O motorista estava acompanhado por dois “batedores”, posteriormente identificados como proprietários da droga ilícita.

Entre os artifícios utilizados pela quadrilha, destaca-se a criação fraudulenta de empresas e o uso de “laranjas”, pessoas que emprestavam seus nomes para a constituição das chamadas “empresas de fachada”. Tais empresas operavam, na prática, sob o controle dos verdadeiros responsáveis, que concediam poderes por meio de procurações.

A Operação Sierra Hotel recebeu esse nome em alusão às iniciais do mentor do esquema criminoso, em referência ao uso de “laranjas” nas empresas fictícias criadas em nome de terceiros, mas operadas por ele mediante procurações.

As autoridades seguem com as investigações para desmantelar completamente essa organização criminosa e levar os responsáveis à justiça.

+ Acessados

Veja Também