Peugeot 208 perde estrelas em teste de colisão com novos parâmetros

Picture of Redação PH

Redação PH

ford focus rs é eleito carro do ano 2017 e conquista prêmio de melhor motor nos eua

Peugeot 208 perde estrelas em teste de colisão com novos parâmetros

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCap) divulgou nesta quarta-feira (8) os resultados de uma nova rodada de testes de colisão de veículos.
O Peugeot 208, fabricado no Brasil, perdeu duas estrelas na segurança para adultos por causa do novo teste de impacto lateral, que não foi realizado em 2014, quando o modelo recebeu 4 estrelas para adultos e 3 para crianças.
Com os novos parâmetros de avaliação, em vigor desde o início do ano, o 208 mostrou "fraco desempenho no impacto lateral" e teve apenas 2 estrelas para adultos, mantendo as 3 estrelas para crianças.
Segundo o Latin NCap, a Peugeot retirou os reforços estruturais no modelo fabricado no Brasil. O resultado seria melhor se o veículo fosse equipado com airbags laterais, além dos frontais, afirmou a entidade.
Porém, o modelo avaliado é da linha 2016, e não é mais comercializado no país. O novo modelo, inclusive, possui airbags laterais em todas as versões, exceto a de entrada. O Latin NCap sempre pega a versão mais básica do modelo disponível na região para os testes.
O Kia Picanto sem airbags, que não é vendido no Brasil, também foi testado e ficou com zero estrelas para adultos e uma para crianças.
Novo protocolo
Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.
Esse tipo de teste era opcional até 2015, mas se tornou padrão no Latin NCap neste ano. Agora, ele inclui também bonecos crianças e seus devidos suportes.
Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.
Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testará o impacto lateral, dando um resultado total de zero. Foi o caso do KiaPicanto testado nesta rodada.
Kia Picanto sem airbags, que não é vendido no Brasil, zerou em teste (Foto: Divulgação/Latin NCap)

+ Acessados

Veja Também