Petróleo fecha quase estável em Nova York a 34,74 dólares

Picture of Redação PH

Redação PH

justiça condena 21 por trágico choque de trem na argentina

Petróleo fecha quase estável em Nova York a 34,74 dólares

O preço do petróleo fechou quase estável nesta segunda-feira em Nova York, em um mercado com escassas transações, mas sempre preocupado pela elevada oferta mundial.

O barril do "light sweet crude" (WIT) para entrega em janeiro subiu 1 centavo a 34,74 dólares após ter terminado a semana passada em seu nível mais baixo desde fevereiro de 2009.

Em Londres, o barril do Brent caiu muito mais. Perdeu 51 centavos e ficou em 36,35, seu menor valor em 11 anos.

"De um ponto de vista técnico, bater recordes de queda exacerba a tendência declinante" porque os investidores reduzem seus objetivos de preços, declarou Tim Evans, do Citi. "Do ponto de vista do equilíbrio real do mercado, a situação pode ser menos dramática", completou.

A queda em Londres e as dificuldades para se recuperar em Nova York "refletem especialmente o persistente desequilíbrio entre oferta e procura mais que elementos da atualidade", considerou.

Ao longo do ano, o petróleo tentou em vão subir e se manter em níveis elevados. Isto foi frustrado pela incerteza sobre a demanda mundial e, particularmente, desde que este mês a Opep decidiu não se comprometer com dados de produções menores.

O mercado não teve nenhum apoio depois que na sexta-feira o Iraque disse que não reduzirá sua produção e, por sua vez, informou que o iminente retorno do Irã aos mercados aumentará a oferta em meio milhão de barris diários, disse John Kilduff, da empresa Again Capital.

"Sabíamos de tudo isso, mas é um lembrete sobre os elementos desfavoráveis que estão pesando no mercado".

+ Acessados

Veja Também