A Gerp Pesquisas Estratégicas divulgou levantamento sobre as eleições presidenciais de 2026 nesta quinta-feira (11) já com o nome de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no lugar do pai, Jair. Na simulação estimulada (em que o nome do político é apresentado ao entrevistado), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em primeiro lugar, com 34%, com Flávio atrás, com 25%.
A pesquisa teve 2.000 entrevistas e ocorreu entre os dias 6 e 10 de dezembro em todo o território nacional. A margem de erro é de 2,24% pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95,55%.
No mesmo cenário, ainda aparecem Ratinho Jr; (8%), Ciro Gomes (7%), Ronaldo Caiado (6%), Pablo Marçal (4%) e Romeu Zema (4%), enquanto 6% responderam que não vão votar em ninguém e 5% não sabem ou não responderam.
Em um suposto segundo turno com Lula e Flávio Bolsonaro, há empate técnico, com 42% para o senador e 41% para o presidente.
A pesquisa também mostra o cenário caso Jair Bolsonaro estivesse na disputa presidencial no ano que vem. Nesse caso, Lula aparece com 37% e Jair, com 33%.
Avaliação de Lula
Sobre o trabalho feito pelo presidente Lula durante o mandato, 37% avaliaram como péssimo, 21% como ótimo, 15% bom, 14% regular e 8% ruim.





