Pesquisa feita recentemente mostra qual é a origem do rock

Pixabay/Ilustrativa

A origem do rock e a sua história têm sido voláteis e imprevisíveis à medida que o gênero se redefine e se reinventa constantemente desde seu surgimento no final dos anos 1940.
Portanto, não é de surpreender que seja difícil aplicar uma definição direta a um formato musical tão incansável.

Dito isso, conhecer qual é a origem do rock e a história da música é algo extremamente importante, principalmente, se você é um grande fã do estilo musical.

Embora as pessoas possam questionar detalhes, a música rock geralmente pode ser descrita como uma música contundente.




É executada com guitarras elétricas, baixo e bateria e geralmente acompanhada por letras cantadas por um vocalista.

Isso parece bastante simples, mas, um olhar mais atento sobre a evolução do rock sugere como diferentes estilos e influências moldaram seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Origens do rock (1940-1960)

As origens do rock podem ser rastreadas até o final dos anos 1940.

Nesta época, os estilos populares, música country e blues, se transformaram em um novo som auxiliado por guitarras elétricas e uma batida constante de bateria.

Os artistas pioneiros do rock dos anos 1950, como Chuck Berry, apoiaram-se fortemente nas estruturas clássicas do blues, enquanto demonstravam seu talento como artistas nativos.

Em contraste com a música pop segura da época, o ataque agressivo do rock sugeria uma liberdade sexual que era chocante naquela época conservadora.

No início dos anos 60, os seguidores de Berry, principalmente os Rolling Stones, expandiram o escopo do rock.

Faziam isso ao fazer a transição de artistas de singles para músicos capazes de produzir álbuns de canções coesas.

Abraçando o sexo e a rebelião juvenil em sua música, os Stones geraram polêmica, mas também elevaram o rock a novos patamares culturais.

Evolução do Rock (década de 1970)

À medida que a música rock se tornou a forma dominante de música popular, novas bandas se basearam nas forças de seus predecessores.

Além disso, se ramificaram em um novo território sônico.

O Led Zeppelin deu ao rock tom mais sombrio e pesado, além disso, usava um anel de caveira em prata dando estilo ao seu visual.

Consequentemente, tornou-se uma das bandas mais populares dos anos 70 e ajudando a dar o pontapé inicial em um novo gênero.

Este gênero ficou conhecido como hard rock ou heavy metal.

Na mesma época, o Pink Floyd adicionou elementos psicodélicos e arranjos complexos a suas músicas.

Com o surgimento do movimento de rock progressivo álbuns como “Dark Side of the Moon” foram creditados.

Álbuns como “Dark Side of the Moon” foram creditados com o surgimento do movimento de rock progressivo.

Final dos anos 70

Ainda nos anos 70, em resposta ao que consideravam bandas “hippie” pretensiosas como Pink Floyd, grupos incluindo Sex Pistols e Clash simplificaram o rock.

Em seus ingredientes principais tinham: guitarras barulhentas, uso de anel de caveira, atitude rude e canto enraivecido. Punk nasceu.

Embora todos esses movimentos desfrutarem de diferentes graus de aceitação popular, um quarto estilo, menos reconhecido, estava começando a tomar forma.

Destacando o ruído atonal e instrumentos de rock não convencionais, como baterias eletrônicas, grupos como Pere Ubu se tornaram os pioneiros do rock industrial.

Um subgênero abrasivo que não gozou de grande popularidade, mas inspirou futuras bandas de rock.

Rock’s Splintering (1980)

No início dos anos 80, o rock mainstream estava perdendo força comercial, seu som ficando obsoleto. Em um ambiente criativamente estagnado, os subgêneros começaram a afirmar seu domínio.

Inspiradas pelo status de outsider do punk e pela instrumentação eclética do industrial, bandas inglesas com teclado, como Depeche Mode, demonstraram um estilo de composição mais introvertido, criando pós-punk, também descrito como new wave.

Enquanto isso, grupos americanos, incluindo REM, brincavam com elementos pós-punk, equilibrando letras introspectivas com arranjos de bandas de rock tradicionais.

Dessa forma, essas bandas foram apelidadas de rock universitário por causa de sua popularidade nas estações de rádio universitárias.

Considerações finais

Quando a música rock entrou no século 21, os atos de maior sucesso tinham o mesmo espírito de seus predecessores dos anos 60.

O Linkin Park funde hip-hop e metal, enquanto 3 Doors Down emula as tradições do hard rock do passado ao mesmo tempo em que oferece um toque contemporâneo.

Sem dúvida, a música rock continuará evoluindo, extraindo de sua rica história, enquanto mantém seus ouvidos abertos para a próxima reinvenção sônica.

Por fim, gostou de saber qual a origem do rock?

Com isso, não perca a oportunidade de adquirir um anel de caveira em prata para dar mais estilo ainda ao seu visual de rockeiro.