O período das festas de fim de ano é um dos mais aguardados pelos pequenos negócios pela expectativa de aumentar o faturamento. Neste ano, o faturamento estimado é de cerca de 150 milhões em todo Estado, por conta dos presentes natalinos, de amigo oculto e celebrações pertinentes à época. O montante estimado é da pesquisa quantitativa “Intenção de Consumo para as Festas de Fim de Ano”, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Para mais detalhes acesse a pesquisa completa aqui: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Pesquisa-Intencao-de-Consumo-para-o-Natal-2023.pdf
Conforme a sondagem, roupas e acessórios (65%), perfumes (36%) e brinquedos (34%) serão os itens mais procurados pelos consumidores que pretendem deixar pagar, em média, R$480 reais. A expectativa de faturamento para o comércio em geral, para esta época, é de R$1 bilhão.
“O Natal e o Ano Novo representam não apenas uma época de celebração, mas também desempenham um papel crucial no cenário comercial, particularmente para os pequenos negócios locais. Essas festividades são marcadas por um aumento significativo das atividades de consumo, gerando oportunidades únicas para os empreendimentos de pequeno porte”, observa Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT e responsável pela pesquisa.
O termômetro de compras para as festas de fim de ano de 2023 está alto, segundo a pesquisa, oito em cada dez mato-grossenses, devem ir às compras em busca de presentes para familiares e amigos. A previsão é que cada consumidor adquira três presentes, em média.
“Com um ticket médio por presentes de R$480, e uma média de compra de 3 presentes por pessoa, os pequenos negócios em Mato Grosso devem chegar ao faturamento de R$150 milhões neste período de fim de ano. Já, quando incluímos as empresas de médio e grande portes, esse montante deve chegar a R$1 bilhão em todo estado”, explica.
A pesquisa do Sebrae Mato Grosso sobre a “Intenção de Consumo para as Festas de Fim de Ano”, também procurou avaliar a disposição dos consumidores para as festas. Conforme os dados, 73% pretendem comemorar o Natal e Ano Novo com familiares e amigos, 12% disseram que irão viajar.
“Além do impacto direto nas vendas, o espírito festivo das épocas natalina e de ano Novo promovem um senso de comunidade. Eventos locais, feiras e celebrações ajudam a criar uma atmosfera vibrante que atrai consumidores as áreas comerciais, beneficiando não apenas os varejistas, mas também restaurantes, cafés e outros serviços locais”, pontua Jaqueline.
Pesquisa
A pesquisa de “Intenção de Consumo para as Festas de Fim de Ano” entrevistou 528 pessoas, via telefone. A margem de erro ficou em 3,7 % e 95% de confiança.