Pedro Taques foca na educação e mostra resultados de sua gestão

Pedro Taques foca na educação e mostra resultados de sua gestão

Pedro Taques foca na educação e mostra resultados de sua gestão

O tema escolhido pelo governador Pedro Taques, candidato à reeleição pelo PSDB, para o segundo programa no horário eleitoral gratuito foi a educação.
Um dos pilares da atual gestão, o programa destacou a criação de 40 escolas em tempo integral, oito escolas militares Tiradentes, o aumento salarial aos professores e a retirada de 11 mil pessoas do analfabetismo.

A mudança na vida dos estudantes contemplados com as escolas plenas, aquelas que funcionam em período integral, foi ilustrada com a visita de Pedro Taques à casa da aluna Ângela Arruda.

A jovem estuda na Escola Estadual Rafael Rueda, o CAIC do Pedra 90, unidade que apresentou queda expressiva nos registros de contravenções penais após o aumento da carga horária de estudos.
No vídeo, ela conta ao governador que entra 7h e sai da escola somente às 16h30. “Já não é aquela bagunça de entra e saí. Tem mais fiscalização, rigidez na portaria de quem entra e de quem saí [da escola]”, comenta a estudante que sonha em ser cantora.

A professora Eliane de Melo, diretora de uma escola estadual, conta que na gestão Pedro Taques houve uma clara evolução no ensino e lembrou que o tucano cumpriu a Lei Complementar que elevou o salário dos profissionais da educação

. “Houve uma grande melhoria, não só na escola, mas em toda educação”, diz a diretora.

Já o estudante Daniel Ramos, que também estuda em uma Escola Plena, comemora a decisão do governo Pedro Taques em criar o programa.

Para ele, escola em tempo integral para alunos da rede pública coloca o estudante carente em situação de igualdade com os alunos da rede particular.
“Uma escola pública gratuita, sendo que todas as pessoas de baixa renda podem ter uma educação de qualidade”, comemorou.

Pedro Taques lembra que Mato Grosso não tinha nenhuma escola em tempo integral e já são 40. A meta na próxima gestão é criar mais 100 unidades. Taques lembrou ainda que Mato Grosso só tinha uma Escola Militar Tiradentes, agora são oito, e até o final do ano o trabalho da gestão é para chegar a 12.

Além disso, o tucano destaca que houve a ampliação das escolas com 43 unidades inauguradas, uma delas é a Dante Martins de Oliveira, em Várzea Grande.

Além das melhorias na estrutura física e no ensino, Taques destaca que sua gestão também avançou na política salarial dos profissionais da educação.

Mesmo na crise, o governo pagou todos os aumentos previstos na política que dobra o poder de compra e as Revisões Gerais Anuais (RGAs). Com isso, o salário dos professores é o terceiro melhor do Brasil. Se levarmos em conta a carga de 40h já é o melhor do país.

+ Acessados

Veja Também