Pedro Campos: Juiz aposentado é condecorado com Medalha do Mérito Judiciário

Picture of Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Pedro Campos: Juiz aposentado é condecorado com Medalha do Mérito Judiciário

O juiz aposentado Pedro Pereira Campos Filho, que atuou na Comarca de Rondonópolis por vários anos, foi agraciado nesta sexta-feira (30), em Cuiabá, com a Medalha de Mérito Judiciário “Desembargador José de Mesquita”, a mais alta condecoração concedida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.

A entrega da condecoração ao juiz Pedro Campos, pelos seus relevantes serviços prestados à magistratura mato-grossense, ocorreu no Palácio da Justiça, no Espaço Justiça, Cultura e Arte “Desembargador Gervásio Leite”.

Além dele, também foram homenageados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), que é presidido pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, outros magistrados que tiveram atuação destacada em Rondonópolis, como são os casos dos desembargadores aposentados João Antônio Neto e Shelma Lombardi de Kato.

Pedro Campos agradeceu o reconhecimento pelos trabalhos por ele prestados em Mato Grosso. “Alegra-me a homenagem e principalmente o fato de recebê-la na mesma solenidade em que foram homenageados os ilustres magistrados aposentados, entre os quais João Antonio Neto e Shelma Lombardi de Kato”, disse.

O desembargador João Antonio Neto, por exemplo, que está com 103 anos, foi o primeiro juiz da Comarca de Rondonópolis, presidiu o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

Professor fundador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o desembargador João Antonio Neto também é escritor e faz parte, desde 1945, da Academia Mato-grossense de Letras, ocupando a cadeira 25. “Uma das mais cultas personalidades de Mato Grosso”, destacou Pedro Campos.

A desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato, que atuou na Comarca de Rondonópolis nos anos 70 e tornou-se uma liderança feminina no campo jurídico, a nível internacional, também presidiu o TJ/MT e o TRE/MT. “Aprendi muito com ela”, atesta.

HONRARIA

A medalha do mérito judiciário foi instituída em 27 de setembro de 1984. Feita de metal dourado, esmaltada de branco, a medalha traz ao centro a estrela Sírius, que simboliza Mato Grosso, e uma efígie com o nome do desembargador José Barnabé de Mesquita, que foi presidente do TJMT por 11 anos seguidos, de 1929 a 1940.

Patrono da cadeira 27 da Academia Mato-grossense de Letras, o desembargador José Barnabé de Mesquita é considerado uma das mais cultas personalidades do mundo jurídico.

+ Acessados

Veja Também