| Pedra Preta | Vereadora ministra palestra de comercialização de produtos para pequenos produtores da região

A vereadora Iraci Souza (PSDB) esteve na última quinta-feira (13), em Rondonópolis ministrando uma palestra para cem pequenos produtores de Rondonópolis e região. O evento ocorreu no Sindicato da Agricultura Familiar, bairro Monte Líbano.

Iraci, que é assentada rural, prestou orientação para presentes sobre o Programa de alimentação escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimento da Companhia Nacional de Abastecimento (PAA). Ambos consistem em sistemas de compras institucionais do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS).“Esses programas impulsionaram a agricultura familiar no Brasil. Atualmente 30% destes produtos são comprados pelos governos para a merenda escolar. É uma renda certa. Fiz questão de frisar isso para os produtores e mostrei os caminhos para desburocratizar o processo e ampliar as produções”, conta Iraci.

A parlamentar foi escolhida pela grande experiência com os dois projetos. As inciativas foram implantadas em 2007 no município de Pedra Preta. “Começamos há dez anos, com ajuda da Empaer. A consultoria foi essencial para colhermos os resultados. Hoje em Pedra Preta já são 140 famílias incluídas diretamente, gerando renda e empregos. Nosso município é referência regional em agricultura familiar”, explica.

Também participaram da reunião o Secretário Municipal de Agricultura de Rondonópolis Gladston Alves Moureira, representantes da cooperativa de Pedra Preta e Ouro Branco, profissionais da merenda escolar de Rondonópolis, Assessoria Pedagógica Estadual, Comissão Pastoral da Terra e membros do Movimento de Trabalhadores Assentados e Acampados (MTA), Movimento sem Terra (MST), 13 de Outubro e Movimento de Luta pela Terra (MLT).