O prefeito Zé Carlos do Pátio pode criar uma universidade municipal para atender a demanda do ensino superior, caso a Unemat não resolva a questão do campus que foi construído pela prefeitura na região do antigo Aeroporto.
O prefeito, em coletiva, revelou dificuldade para a Unemat receber a obra do campus que foi feita pelo município. “Se não legalizarem o Campus e eles não aceitarem, vai ficar os campus do munícipio eu vou deixar os cursos da Unemat e implantar cursos municipais”, disse.
O entrave, segundo informações de bastidores é jurídico. Há questionamentos sobre o fato da entidade estadual e com orçamento próprio se instalar em um local que foi feito pelo município e não pelo estado ou pela própria instituição.
O gestor, quando foi derrotado, na disputa eleitoral de 2004, quando enfrentou Wellington Fagundes e Adilton Sachetti, tinha em seu plano de governo a criação da Universidade do Povo, que era uma instituição municipal com cursos superiores.
O prefeito ainda lembrou que vai lutar para a implantação do curso de medicina na cidade. “Falta médico em nossa cidade e vamos sim trabalhar para esse curso seja realidade, disseram que a Unemat nunca vinha para cá e ela veio”, lembrou.
Pátio, por outro lado, revelou que a Unemat tem 16 turmas de Rondonópolis e destacou a vinda dos cursos de engenharia e pedagogia que são oferecidos pela instituição.
A Unemat funciona de maneira provisória em uma escola estadual na região da Vila Mineira.





