Passo a passo do que fazer quando o CPF está irregular

Passo a passo do que fazer quando o CPF está irregular

Compartilhe:

Está com o CPF irregular e não sabe o que fazer? Nesta situação é fundamental buscar soluções que regularize seu documento. E não estamos falando que você esteja inadimplente com dívidas ou algo do tipo. Quando nos referimos ao CPF irregular estamos tratando sobre sua situação com a Receita Federal.

E saiba que isso pode te prejudicar de diversas formas, como na solicitação de um empréstimo, no recebimento do auxílio emergencial, tirar o passaporte ou fazer um financiamento, entre outros empecilhos. Para resolver isso, separamos dicas para regularizar seu CPF. Confira a seguir!

O que é CPF irregular?

Antes de qualquer ação, primeiro precisamos entender o que é o CPF (Cadastro de Pessoa Física) irregular. Em resumo, significa que seu cadastro se encontra com algum problema ou pendência. Para entender melhor, separamos as situações cadastrais conforme a Receita Federal preconiza:

  • CPF suspenso: existe algo de errado ou até mesmo incompleto. Por exemplo, incongruências no cadastro. Ou também pode ser que não regularizou sua situação eleitoral.
  • CPF cancelado: ocorre em casos de perda ou roubo, ou ainda, se houve algum erro no processo cadastral.
  • CPF pendente de regularização: falta da entrega da declaração do Imposto de Renda.
  • CPF nulo: é verificado fraude na inscrição.
  • CPF de titular falecido: é a situação que o CPF fica após o falecimento da pessoa.
  • CPF regular: sem pendências no cadastro do contribuinte.

Desvantagens de possuir CPF irregular

As pessoas que se encontram com o seu cadastro irregular são impedidas de realizar várias ações, como a de abrir contas em bancos, pedir empréstimo, participar de concursos públicos, comprar ou vender imóveis, tirar passaporte, realizar financiamento e até mesmo de receber o prêmio da loteria.

Há também empresas que não contratam pessoas com o CPF irregular. Entre tantas inconveniências é sugerido manter seu CPF regular e sempre que acontecer algumas das situações acima buscar resolvê-las o mais rápido possível, principalmente se você for empreendedor.

Como descobrir a situação do seu CPF?

Checar o site da Receita Federal para verificar a atual situação do seu cadastro. Após preencher os dados solicitados será emitido um relatório com a situação cadastral do seu CPF. Só realize essa busca no site oficial da Receita e nunca adicione seus dados em plataformas suspeitas. Ou também pode procurar a Unidade de Atendimento da Receita Federal mais próxima.

O que fazer quando o CPF estiver irregular?

Não é todas as situações que se pode regularizar, por isso, se torna imprescindível saber qual é a atual situação. Após checar sua situação cadastral, você poderá solicitar a regularização ou realizar as ações necessárias, por via online ou se dirigindo a uma Unidade de atendimento da Receita Federal. Abaixo se encontra o que fazer em casa uma delas:

CPF suspenso

Há mais de um motivo para o CPF estar suspenso e, para regularizá-lo, é possível realizar um pedido pelo próprio site da Receita Federal. Essa ação é gratuita. Também é possível realizar o processo nas representações diplomáticas brasileiras no exterior. Porém, a solicitação só pode ser realizada por meio do site.

Outra forma de regularizar o CPF suspenso é indo até uma agência/unidade do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Entretanto, o valor é de R$7,00 nesses locais. Ou, caso esteja no exterior, pode-se solicitar pelo número +55 11 3003-0146. Nesse caso, é cobrado a taxa da tarifa telefônica.

CPF nulo ou cancelado

As pessoas que possuem o CPF nulo ou o CPF cancelado devem ir diretamente a uma Unidade de Atendimento da Receita Federal de sua cidade para solicitar um novo número de Cadastro de Pessoa Física, pois, não podem ser regularizados. Neste caso, será necessário a apresentação de documentos específicos.

CPF pendente de regularização

O contribuinte deverá entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física em atraso, diretamente no portal da Receita Federal. Envie as informações e arque com os custos do Documento de Arrecadação de Receitas Federais, com a inclusão da multa de atraso da entrega e custo das tributações pendentes. Após o pagamento o CPF será regularizado.

Essas são as informações sobre CPF irregular e o que fazer para normalizá-lo. Atente-se sempre à situação do seu cadastro e evite ficar na situação irregular. Afinal, são muitas as desvantagens que podem interferir diretamente na sua vida, ou da sua empresa.

Então, não deixe para a última hora e resolva suas pendências. Em caso de dúvidas, procure mais informações no site Oficial da Receita Federal.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e ajude eles a ficar com o CPF em situação regular!

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp