Para melhorar gestão de propriedades rurais, Senar oferece curso em MS


Para melhorar a gestão das propriedades rurais em Mato Grosso do Sul, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) em parceria com a Fundação Educação Para o Desenvolvimento Rural (Funar) e o Sebrae/MS, pretende ampliar o número de turmas e de participantes do Programa Negócio Certo Rural (NCR).

O NCR leva a produtores e trabalhadores rurais ferramentas de gestão das propriedades, contribuindo no aprimoramento das atividades e alavancando os negócios rurais. Em 2013, atendeu 13 municípios e alcançou 706 participantes. Em 2014 o número subiu para 22 municípios e 711 concluintes e para 2015 está programada a criação de 69 turmas e do atendimento a 1.100 pessoas.

A coordenadora educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida ressalta que o apoio dos Sindicatos Rurais é essencial para divulgação do curso. “Muitos produtores rurais necessitam de orientação para administração de suas propriedades e o NCR foi criado para atender esta demanda. Além disso, oferece aos jovens, condições de trabalhar no meio rural e permanecer junto com a família”, ressaltou.

A capacitação

Conforme o Senar/MS, o NCR atua orientando e realizando o diagnóstico da propriedade, apresentando a viabilidade do negócio e colaborando para o relacionamento do produtor com o mercado. Com duração de 46 horas, a capacitação é gratuita e focada no planejamento e administração de pequenos negócios.

Ao final do curso, o participante terá direito a receber duas visitas de consultoria, a fim de receber orientações sobre ajustes na planilha de controle das atividades, bem como para elaborar um plano de negócio para a propriedade rural.