Palestrantes falam de saúde e bem-estar em programação da Sipat

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Palestrantes falam de saúde e bem-estar em programação da Sipat

“São mais de 1 bilhão de fumantes no mundo, só no Brasil estima-se que sejam 40 milhões de pessoas dependentes do cigarro. E muitos adquirem o vÍcio logo nas primeiras tragadas, devido às causas psicológicas ou físicas que o tabaco está associado”, afirmou o médico Marcelo Sandrin, palestrante deste terceiro dia de Semana Interna de Prevenção de Acidente (SIPAT), na Assembleia Legislativa.

Segundo Sandrin, já foram diagnosticadas pelo menos 50 tipos de doenças associadas ao tabagismo. “A nicotina é uma substância química poderosa, que atua no sistema nervoso central causando a dependência. Após a tragada, a fumaça que é inalada para os pulmões distribui-se para o sistema circulatório espalhando 4.700 substâncias tóxicas pelo organismo. Isso ocasiona várias doenças como infecções respiratórias, cardíacas, tumores, úlceras do aparelho digestivo, impotência e infertilidade, além de muitas outras”, informou.

O médico explicou ainda que a maior dificuldade em parar de fumar ou abandonar a bebida, no caso dos alcoólicos, é a desvinculação do vício à sensação de alívio e bem-estar que essas drogas proporcionam. "E para superar a dependência é necessário cultivar hábitos que tragam prazer sem haver estímulo químico", destacou Sandrin.

O fisioterapeuta Jaime Figueiredo apresentou um estudo sobre Lesão Por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Oesteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) e a Norma Regulamentadora nº 7 – Ergonomia. Essas doenças são frequentes em ambientes onde funcionários passam o dia todo executando a mesma função.

Sipat – A Sipat é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), Qualivida, Instituto Memória e a Frente Parlamentar Holística, criada pelo deputado Wancley Carvalho (PV). Conta com o apoio de diversos parceiros como o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Sindal), Sicoob, e os setores da Casa como o Planejamento Estratégico, secretarias Geral, de Administração, Patrimônio e Informática, Comunicação, Comando Geral do Corpo de Bombeiros, Aslem (Associação dos Servidores dos Legislativos), TV Assembleia, Cetem e Detran.

A programação, que vai até esta sexta-feira (6.5), no período matutino, inclui uma palestra do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso sobre prevenção e combate a incêndio e técnicas de primeiros-socorros (às 8h30). No encerramento dos trabalhos, às 10h20, será servido um coffe-break aos participantes.

+ Acessados

Veja Também