Pai e filho, identificados como Vilmos Rózsavölgyi, de 67 anos, e Árpád, de 37, morreram após o avião de pequeno porte em que eles estavam cair e explodir na sequência, durante um show aéreo na tarde deste domingo (10). O acidente ocorreu em um aeroporto em Börgönd, em Szekesfehervar, a cerca de 69 quilômetros a sudoeste de Budapeste, na Hungria.
O momento da queda do avião, um T28 Trojan, foi registrado e compartilhado nas redes sociais (assista abaixo). Nas imagens, é possível ver que o piloto realizava manobras radicais, quando acabou perdendo o controle da aeronave e atingiu o solo.
Unfortunately, yesterday, a T-28A Trojan crashed during Börgönd airshow in Hungary. The crash killed pilot and passenger of the aircraft. The aircraft was in good shape and very well maintained despit being almost 70 years old. Pilot mistake is most probably cause. pic.twitter.com/UZOpqtznJz
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) September 11, 2023
Segundo a polícia da região, o avião caiu próximo a um carro estacionado e pegou fogo, e algumas pessoas sofreram queimaduras. Uma mulher, um homem e uma menina tiveram ferimentos graves e foram internados em hospitais em Budapeste. Um menino teve ferimentos leves.
“O que aconteceu hoje é uma dor difícil de expressar para o nosso município, para toda a nossa cidade e para mim pessoalmente”, afirmou András Cser-Palkovics, prefeito de Szekesfehervar, área próxima do acidente. Ele acrescentou que “um dia amado por milhares se transformou em uma tragédia” e que o ocorrido representa “uma dor difícil de expressar para o município”.
Após o ocorrido, os organizadores do evento cancelaram o restante do show programado para o domingo. Havia milhares de pessoas no local.





