Paciente com hanseníase tem prioridade de atendimento na saúde bucal

Redação PH

Redação PH

paciente com hanseníase tem prioridade de atendimento na saúde bucal

Paciente com hanseníase tem prioridade de atendimento na saúde bucal

Agora o paciente de hanseníase tem prioridade no atendimento dentro do Plano Estadual de Saúde Bucal, desde o dia 17 de janeiro, por força de lei estadual. A via oral é a principal porta de entrada dos microorganismos da hanseníase, sendo que sintomas dessa doença podem aparecer na boca.
“A priorização em relação às pessoas hansênicas é de suma importância que o diagnóstico precoce de infecções odontogênicas possa evitar possíveis crises decorrentes da hanseníase, que acarretam deformações permanentes no corpo do enfermo”, afirmou o deputado Dr Leonardo (PSD), autor da lei estadual 10.684, de 2018, que garante o atendimento prioritário a pacientes de hanseníase.
Médico e com o desejo de melhorar o atendimento da saúde pública, o parlamentarbaseou seu projeto de lei na pesquisa da professora da UFMT Denise da Costa Boamorte Cortela. Conforme o trabalho da professora, uma vez infectada, a mucosa bucal precisa de cuidados redobrados para auxiliar no tratamento da doença.
A publicação da lei se complementa ao lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento à Hanseníase, nesta quarta-feira (31), ás 8h, no salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás.

+ Acessados

Veja Também